Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso

Autores

  • Eduardo de Faria Nogueira Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p61-80

Palavras-chave:

Crises ambientais, Publicidade, Consumo, Subjetividade, Política.

Resumo

O ciclo que envolve a exploração de recursos naturais, a produção, a publicidade, o consumo e o descarte tem gerado debates sobre as dificuldades de preservação do meio ambiente no contexto da organização sócio-econômica capitalista vigente. O presente artigo buscou problematizar especificamente o descarte e a destinação inadequados de lixo, abordando sua interface com a publicidade e a disseminação do consumo como prática naturalizada. Valendo-se de um estudo de caso, buscou-se dar visibilidade às ações de uma ONG que atua nesse segmento. Como resultado parcial, o estudo evidenciou a necessidade de uma análise crítica sobre a efetividade das práticas ambientais em nosso tempo histórico.

Biografia do Autor

Eduardo de Faria Nogueira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina.

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Nogueira, E. de F., & Mansano, S. R. V. (2017). Consumo, publicidade e crises ambientais: uma análise crítica a partir de um estudo de caso. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 61–80. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p61-80

Edição

Seção

Dossiê | Dossier