A criação de circuitos de consumo nas cidades a partir da ressignificação dos territórios urbanos
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p43-59Palavras-chave:
Cidades, consumo, midiatização, ressignificação, território.Resumo
Especialmente na última década, uma quantidade considerável de ações e iniciativas coletivas passou a ocupar territórios como ruas, avenidas, praças, parques e terrenos vazios nas cidades. Os territórios ocupados por estas ações são espaços públicos, muitas vezes, degradados ou esquecidos, com os quais não se criam memórias afetivas e sem um uso maior dentro do contexto urbano. Através destas ações, busca-se uma recriação e uma ressignificação do território. Como parte deste processo, a midiatização ocupa um papel importante nesta tarefa de ressignificação, para que a sociedade possa interagir e gerar as articulações e as fricções necessárias. Através do estudo de cinco ações coletivas, o objetivo deste estudo será o de compreender de que forma novos processos de midiatização podem promover a ressignificação de territórios urbanos.
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