A criação de circuitos de consumo nas cidades a partir da ressignificação dos territórios urbanos

Autores

  • Sérgio Roberto Trein Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p43-59

Palavras-chave:

Cidades, consumo, midiatização, ressignificação, território.

Resumo

Especialmente na última década, uma quantidade considerável de ações e iniciativas coletivas passou a ocupar territórios como ruas, avenidas, praças, parques e terrenos vazios nas cidades. Os territórios ocupados por estas ações são espaços públicos, muitas vezes, degradados ou esquecidos, com os quais não se criam memórias afetivas e sem um uso maior dentro do contexto urbano. Através destas ações, busca-se uma recriação e uma ressignificação do território. Como parte deste processo, a midiatização ocupa um papel importante nesta tarefa de ressignificação, para que a sociedade possa interagir e gerar as articulações e as fricções necessárias. Através do estudo de cinco ações coletivas, o objetivo deste estudo será o de compreender de que forma novos processos de midiatização podem promover a ressignificação de territórios urbanos.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Trein, S. R. (2017). A criação de circuitos de consumo nas cidades a partir da ressignificação dos territórios urbanos. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(14), 43–59. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p43-59

Edição

Seção

Dossiê | Dossier