Entre os dispositivos móveis interconectados e os processos de comunicação e aprendizagem ubíquas: a Educação de Jovens e Adultos na modalidade EAD

Autores

  • Valéria Cristina Castro Gabriel Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
  • Eduardo Fofonca Instituto Federal do Paraná.
  • Patrícia Daniela Maciel Instituto Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p279-303

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Comunicação ubíqua, Aprendizagem ubíqua, Educação de Jovens e Adultos, Educação a Distância.

Resumo

Neste artigo será discutida a dimensão educativa do uso dos dispositivos móveis, como tablets, smartphones e celulares no processo de aprendizagem ubíqua. Com base nos estudos de Pellanda (2009) e Santaella (2013) e no campo do diálogo da Educação a Distância com a Comunicação, assim como através de outras contribuições teóricas que possibilitam novas perspectivas nesta interface. Para tanto, serão analisados os processos da aprendizagem de um grupo de 61 estudantes de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ministrado por meio da Educação a Distância (EAD). Metodologicamente, a análise deu-se a partir da aplicação de entrevistas e questionários encaminhados por e-mail, em que se objetivou analisar como os estudantes são mediados, através de dispositivos móveis, selecionando e sistematizando o conhecimento. Com esta análise concluiu-se que, praticamente, a metade dos estudantes pesquisados utiliza os dispositivos móveis como ferramenta para aprender, reconhecendo as características de dinamicidade, interatividade e autonomia propiciadas pela Internet, aproximando os indivíduos da capacidade de pesquisar e estudar no ciberespaço e, desse modo, construindo conhecimentos.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Castro Gabriel, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Possui licenciatura Plena em Letras Português e Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília e Especialização em Educação a Distância: tecnologias educacionais pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é Coordenadora de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. E-mail: valcastrog@gmail.com

Eduardo Fofonca, Instituto Federal do Paraná.

Possui licenciatura Plena em Letras Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Paraná; Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do Paraná e em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná e pesquisador em nível de pós-doutoramento em Educação, Comunicação e Tecnologia na Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: eduardo.fofonca@ifpr.edu.br

Patrícia Daniela Maciel, Instituto Federal do Paraná.

Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. É mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal do Paraná. E-mail: patricia.maciel@ifpr.edu.br

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Gabriel, V. C. C., Fofonca, E., & Maciel, P. D. (2016). Entre os dispositivos móveis interconectados e os processos de comunicação e aprendizagem ubíquas: a Educação de Jovens e Adultos na modalidade EAD. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(12), 279–303. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n12p279-303

Edição

Seção

Dossiê | Dossier