A relação mídia-educação e o desafio atual de educar para os meios

Autores

  • André Luis Alice Raabe Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Mirian Regina Pereira Ribeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p141-158

Palavras-chave:

Mídia-educação, Educação para os meios, Adolescentes e mídia digital, Espaço público da educação.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios e perspectivas de educar para os meios na atualidade. Trata-se mais especificamente de abrir um debate sobre a convivência dos adolescentes com as mídias digitais e sobre quem tem responsabilidades sobre a educação e orientação desta convivência. Tendo em vista a exposição exacerbada dos adolescentes à mídia, principalmente à internet, e por estarem vivendo um momento de vulnerabilidade relacionado a sua pouca idade foi necessário analisar de onde vem a orientação para a convivência com as mídias digitais, levando em consideração que essa orientação poderá partir de vários ângulos da sociedade. É esperado que este estudo contribua na discussão sobre as responsabilidades da escola e da sociedade como um espaço público da educação para as mídias digitais.

Biografia do Autor

André Luis Alice Raabe, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Dr. André Raabe, é professor do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE), e coordenador do grupo de pesquisa Informática na Educação da UNIVALI.

CV: http://lattes.cnpq.br/3163271519013006

Mirian Regina Pereira Ribeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Prof.a. Mírian Ribeiro, publicitária, Pós-graduada em Marketing e Mestra em Educação.

Vínculos: UNIVILLE - Professora Adjunta do Curso de Publicidade e Propaganda

IELUSC - Associação Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC - Professora Adjunta  do Curso de Publicidade e Propaganda

 CV: http://lattes.cnpq.br/0252373303799652

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Raabe, A. L. A., & Ribeiro, M. R. P. (2016). A relação mídia-educação e o desafio atual de educar para os meios. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(11), 141–158. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p141-158

Edição

Seção

Artigos | Articles