A relação mídia-educação e o desafio atual de educar para os meios
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p141-158Palavras-chave:
Mídia-educação, Educação para os meios, Adolescentes e mídia digital, Espaço público da educação.Resumo
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios e perspectivas de educar para os meios na atualidade. Trata-se mais especificamente de abrir um debate sobre a convivência dos adolescentes com as mídias digitais e sobre quem tem responsabilidades sobre a educação e orientação desta convivência. Tendo em vista a exposição exacerbada dos adolescentes à mídia, principalmente à internet, e por estarem vivendo um momento de vulnerabilidade relacionado a sua pouca idade foi necessário analisar de onde vem a orientação para a convivência com as mídias digitais, levando em consideração que essa orientação poderá partir de vários ângulos da sociedade. É esperado que este estudo contribua na discussão sobre as responsabilidades da escola e da sociedade como um espaço público da educação para as mídias digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.