Ciberpublicidade: diferentes táticas de uma narrativa de marca

Autores

  • Mariana Ayres Tavares Vasconcelos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia ESPM Rio

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p159-178

Palavras-chave:

Ciberpublicidade, Copa do mundo, Batalha do passinho.

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar dois filmes publicitários, um online veiculado no YouTube e outro off-line veiculado na TV, a partir do conceito de ciberpublicidade, observando os pontos de contato e diferenciação entre eles e de que forma constroem uma narrativa única de marca. Assim, procuramos entender os aspectos da ciberpublicidade, principalmente, a mudança do papel do receptor na construção do posicionamento de marca. Para isso, foram utilizados como estudo de caso dois filmes da Coca-Cola que integraram sua estratégia de comunicação da Copa do Mundo da FIFA 2014. Dessa forma, foi possível observar a ciberpublicidade como um conceito que amplifica os alcances e possibilidades da publicidade tradicional.

Biografia do Autor

Mariana Ayres Tavares Vasconcelos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Comunicação Social - PUC (Linha: Comunicação e Representação), especializada em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública na UERJ e formada em Publicidade pela UFF. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Pesquisa de Mercado. Atualmente desempenha a função de Analista Pleno de Comunicação na empresa Oi/Telecom.

Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia, ESPM Rio

Doutora em Administração pela EBAPE/ FGV (2013) e mestre em Administração pelo Ibmec (2006). Tem pós-graduação em Marketing (1998) e em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública (2000). É graduada em Letras (1991) e em Comunicação Social - Jornalismo (1990). Tem interesse de pesquisa em Estudos de Consumo, Marketing e Metodologias de Pesquisa em Marketing. É professora e pesquisadora da ESPM, professora visitante da pós-graduação em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública da Uerj e professora das Faculdades Integradas Helio Alonso (Facha). Tem mais de 15 anos de experiência executiva em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública, tendo gerenciado e realizado estudos para empresas como Unilever, L´Oréal, Infoglobo, TVs Globo, SBT, Band e Record, Oi, Embratel, Bradesco, Itaú, Shell, entre outras. Atua também como consultora do Ibope Inteligência. Como jornalista, foi repórter da revista Veja e do Jornal do Brasil.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Tavares Vasconcelos, M. A., & Gouveia, T. M. de O. A. (2016). Ciberpublicidade: diferentes táticas de uma narrativa de marca. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(11), 159–178. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p159-178

Edição

Seção

Artigos | Articles