A construção da imagem do “outro”: Ocidente e Oriente Médio e suas representações na mídia impressa e na produção audiovisual

Autores

  • Leandro Ortunes Professor Faculdade FNC / Doutorando em Ciências Sociais PUC-SP / Membro do Grupo de Estudos MIRE (Mídia e Religião) UMESP-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p333-354

Palavras-chave:

Imaginário, Mundo Árabe, Ocidente, Mídia.

Resumo

Pretendemos expor neste artigo as várias formas e meios que a construção da imagem sobre a cultura do “outro” é formada. Focaremos nos elementos históricos e atuais que promoveram a construção do imaginário sobre o Oriente Médio no Ocidente e o imaginário sobre o Ocidente no Oriente Médio, ou seja, demonstraremos como ambos se descrevem e são representados nas principais mídias de comunicação. Também descreveremos o contexto histórico em que a imagem sobre os árabes foi drasticamente alterada no Ocidente. 

Biografia do Autor

Leandro Ortunes, Professor Faculdade FNC / Doutorando em Ciências Sociais PUC-SP / Membro do Grupo de Estudos MIRE (Mídia e Religião) UMESP-SP.

Mestre em Ciência Sociais e especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP. Especialista em Relações Internacionais pela FAAP. Graduado em Administração de Empresa com Habilitação em Comércio Exterior. Professor nos cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis. Desenvolve pesquisas nas áreas de Mídia, Política e Religião. Atualmente é membro do GECEU (Grupo de Estudos de Comércio Exterior UNIFIEO)

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Ortunes, L. (2015). A construção da imagem do “outro”: Ocidente e Oriente Médio e suas representações na mídia impressa e na produção audiovisual. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(10), 333–354. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p333-354

Edição

Seção

Demanda Contínua