A construção da imagem do “outro”: Ocidente e Oriente Médio e suas representações na mídia impressa e na produção audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p333-354Palavras-chave:
Imaginário, Mundo Árabe, Ocidente, Mídia.Resumo
Pretendemos expor neste artigo as várias formas e meios que a construção da imagem sobre a cultura do “outro” é formada. Focaremos nos elementos históricos e atuais que promoveram a construção do imaginário sobre o Oriente Médio no Ocidente e o imaginário sobre o Ocidente no Oriente Médio, ou seja, demonstraremos como ambos se descrevem e são representados nas principais mídias de comunicação. Também descreveremos o contexto histórico em que a imagem sobre os árabes foi drasticamente alterada no Ocidente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
