O Telejornalismo Estendido nas Redes Sociais: Participação ou Interação?
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i7.35580Palavras-chave:
Redes sociais, Fanpage, Participação, Audiência.Resumo
Os processos de convergência de mídias TV/Internet geram novas formas de participação da audiência no telejornalismo e simulam um sistema de interação dinâmico e aparentemente constante. Este estudo procura compreender as novas relações comunicacionais do telejornal, com o uso das Redes Sociais, na Internet. A presença quase onipresente da televisão na sociedade contemporânea tem apresentado uma alteração na produção e na recepção dos mass media. Na parte empírica da investigação, realizou-se um monitoramento das interações dos sujeitos (telejornal/público), nos perfis dos telejornais (fanpages) Edição da Manhã (SIC TV/Portugal) e Bom Dia Brasil (TV Globo/Brasil), na Rede Social Facebook, de 02 de setembro a 31 de dezembro de 2013, com o objetivo de verificar as novas formas de comunicação do telejornalismo estendido em multiplataformas digitais. As Teorias da Comunicação, a Semiótica e a Análise da Linguagem e do Conteúdo no ambiente virtual são tomadas como base para analisar as participações e as interações, por meio da interface das fanpages, na Internet.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
