Padrões de manipulação em notícias da Brasil Paralelo sobre Frei Gilson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v31i1.101278

Resumo

Este artigo investiga os padrões de manipulação em três notícias do site Brasil Paralelo que pautam o influenciador religioso Frei Gilson e atribuem a posição de “inimiga da fé cristã” à esquerda política. A partir dos padrões de manipulação de Perseu Abramo (2016) — ocultação, fragmentação, inversão e indução —, realiza-se uma Análise de Conteúdo (Bardin, 2010) qualitativa para compreender como tais estratégias discursivas constroem narrativas que reforçam a Teologia do Domínio e fomentam discursos de extrema-direita e religiosos no ambiente digital brasileiro. Os resultados mostram que as notícias omitem informações críticas, descontextualizam declarações da esquerda, fragmentam os fatos para favorecer a narrativa conservadora e invertem causas e efeitos ao responsabilizar a esquerda por supostos ataques à fé cristã.

Biografia do Autor

Lucas Souza Silva, UFMS

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGCOM/UFMS). Email: lucas_13088@hotmail.com.

Tais Marina Tellaroli Fenelon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Comunicação Social pela UMESP, foi membro do Projeto Competências profissionais na TV Digital brasileira - produção, interatividade e possibilidades educativas. Possui mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), Pós-graduação em Jornalismo e Mídia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

Silva, L. S., & Tellaroli Fenelon, T. M. (2026). Padrões de manipulação em notícias da Brasil Paralelo sobre Frei Gilson. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 31(1). https://doi.org/10.5380/am.v31i1.101278

Edição

Seção

Dossiê “Desinformação e os Desafios Contemporâneos da Comunicação”