Avaliação da percepção de estudantes de Medicina Veterinária sobre o uso de modelos 3D de encéfalo canino no aprendizado de neuroanatomia - Um estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98315

Resumo

Apesar das aulas teóricas e estudos com modelos cadavéricos, entender o cérebro, particularmente os nervos cranianos (NCs), continua desafiador para estudantes de medicina veterinária. Este estudo avaliou as percepções de estudantes de graduação em medicina veterinária sobre um modelo de encéfalo impresso em 3D para aprendizado de neuroanatomia. O encéfalo canino foi digitalizado utilizando o software KIRI Engine com uma câmera de smartphone. As imagens foram exportadas e processadas no software Autodesk Meshmixer para refinar a malha 3D, seguido pelo planejamento de impressão no software Ultimaker Cura e produção em filamento de ácido polilático (PLA) em uma impressora Creality Ender 3. O modelo foi testado em aulas de neuroanatomia, e as percepções dos alunos foram coletadas por meio de um questionário baseado em escala Likert com 20 afirmações. As análises estatísticas foram realizadas via IBM 2017, versão 25.0 e incluíram a significância da correlação de Spearman em p < 0,05 e o teste de Mann-Whitney. Vinte e nove alunos (25 mulheres, 4 homens) participaram. Os resultados revelaram correlações significativas: o "modelo 3D me ajudou a entender" com o "NC identificado" (p = 0,0285), "tornou-se mais fácil de entender" (p = 0,0066) e "entendeu o posicionamento do NC melhor do que o material natural anatômico" (p = 0,0141). Os alunos acharam o modelo 3D mais útil do que o cérebro natural sozinho (p = 0,0455) e eficaz na representação das características do encéfalo (p = 0,0002). No entanto, a textura do modelo foi indicada como uma limitação (p = 0,0433). Os alunos apreciaram o modelo 3D como um complemento valioso para as aulas de neuroanatomia. Embora tenha melhorado a compreensão dos nervos cranianos e de outras estruturas cerebrais, ele deve ser usado como uma ferramenta complementar junto com os métodos de ensino tradicionais.

Biografia do Autor

Bárbara Beatriz Garcia Santos, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi monitora das disciplinas de Anatomia Veterinária Descritiva II (2022) e Neurologia em Cães e Gatos (2024). Foi aluna voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Neurofisiologia (2023). Realizou Projeto de Voluntariado Acadêmico sobre as Vias Neuroanatômicas de Cães e Gatos (2022). Realizou Projeto de Voluntariado Acadêmico no Laboratório de Imunologia Comparada (2022-2023). Estagiou na área de Clínica Médica de Pequenos Animais com ênfase em Neurologia (2022). Foi assessora de Recursos Humanos da Empresa Júnior de Medicina Veterinária (2023). Atualmente realiza Iniciação Científica no Laboratório de Impressão 3D do Departamento de Anatomia, vice-presidente da Liga Acadêmica de Ortopedia e Neurocirurgia Veterinária (ÓSTEON-UFPR) e realiza estágio no Centro Veterinário Especializado em Cirurgia (CEVEC).

Fernanda Terumi Nishina Casoni, Universidade Federal do Paraná

Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Experiência de três anos no laboratório do departamento de Biologia Celular e Molecular, onde auxiliou em pesquisas de pós-graduação e exerceu atividades de pesquisa com Microscopia Eletrônica de Transmissão e Cultivo Celular. Atualmente cursa Medicina Veterinária também na Universidade Federal do Paraná onde participa de projetos e pesquisas relacionadas à aplicação da manufatura de adição à Anatomia.

Saulo Henrique Weber, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e do curso de Biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela PUCPR (2004), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2006), doutorado em Engenharia Florestal pela mesma instituição (2011) e pós-doutorado em Ciência Animal (2019). Atua nas áreas de Matemática e Estatística, com ênfase em modelagem matemática, regeneração natural, distribuição espacial e análise de dados biológicos relacionados à produção e reprodução de ovinos, bovinos e suínos.

João Armando Brancher, Universidade Federal do Paraná

Cirurgião Dentista, Especialista em Endodontia, Odontopediatria e Saúde Coletiva, Mestre em Ciências (Área de Concentração: Bioquímica), Doutor em Ciências da Saúde (Área de Concentração: Medicina). Pós-Doutor em Análises Biológicas e Genéticas pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Titular na Universidade Positivo (UP) onde ministra aulas nos cursos de Odontologia e Medicina. Faz parte do Programa de Pós Graduação em Odontologia (PPGO) da UP onde é líder do grupo de pesquisa Epidemiologia, Saúde Coletiva e Genética Aplicada. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR (PPGBioCel). Também é professor da graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de educação e em pesquisas que envolvam Biologia Molecular, Anatomia, Bioquímica e Genética.

Maria Fernanda Torres, UFPR

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com ênfase em manufatura aditiva, doutorado em Clínica Cirúrgica pelo Hospital de Clínicas da UFPR na área de concentração Anestesiologia e Recuperação Pós-operatória, mestrado em Ciências Veterinárias pela UFPR. É professora Associada III de Anatomia dos Animais Domésticos no Departamento de Anatomia da UFPR onde atua em pesquisa e extensão nas áreas de modelagem orgânica e manufatura aditiva para o desenvolvimento e produção de materiais didáticos e simuladores. É professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) da UFPR.

Edison Luiz Prisco Farias, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é docente da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia animal, anatomia veterinária, neuroanatomia e neurologia. Ocupa o cargo de Professor Associado e responsável pela disciplina de Anatomia Veterinária Descritiva II. Criou a disciplina de Anatomia Topográfica Veterinária para o Curso de Medicina Veterinária da UFPR. Professor do Programa de Mestrado PROFBIO do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Santos, B. B. G., Casoni, F. T. N., Weber, S. H., Brancher, J. A., Torres, M. F., & Farias, E. L. P. (2025). Avaliação da percepção de estudantes de Medicina Veterinária sobre o uso de modelos 3D de encéfalo canino no aprendizado de neuroanatomia - Um estudo piloto. Archives of Veterinary Science, 30(2). https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98315