Caracterização Microbiológica de Duas Superfícies de Estetoscópios de Veterinários em Trujillo, Peru
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v30i2.98214Resumo
O estetoscópio é um instrumento médico utilizado diariamente para exames físicos, cuja capacidade como fômite permanece pouco explorada na medicina veterinária. O objetivo deste estudo é identificar as principais bactérias isoladas dos estetoscópios de veterinários em Trujillo (Peru) e identificar os fatores associados à presença desses patógenos por meio de análise microbiológica e aplicação de um questionário. Cinquenta e nove estetoscópios foram amostrados utilizando swabs estéreis embebidos em caldo BHI (Brain Heart Infusion) e friccionados quatro vezes em direções opostas. As superfícies amostradas foram: diafragmas e olivas auriculares. Após a incubação por 24 horas a 37°C, as amostras foram cultivadas em ágar sangue e, após a identificação da morfologia bacteriana, foram realizados testes bioquímicos. Os resultados mostraram que 88% dos estetoscópios estavam contaminados, resultando em 100 isolados (8 gêneros). Staphylococcus aureus (35%) foi a espécie mais frequentemente isolada, seguida por Staphylococcus coagulasa negativo (34%) e Pseudomonas spp. (18%). Notavelmente, altos níveis de resistência antimicrobiana foram observados, com S. aureus apresentando 94,3% de resistência à penicilina e 80% à tetraciclina. O diafragma foi a superfície mais contaminada (95%; 56/59). Foi encontrada uma associação estatística entre as práticas de desinfecção e a presença de bactérias (p<0,05), com a ausência de desinfecção identificada como fator de risco (OR=1,636; IC 95%=1,132-2,366). Esses resultados mostram que os estetoscópios veterinários, frequentemente contaminados com bactérias associadas a infecções nosocomiais, necessitam de protocolos eficazes de desinfecção e programas robustos de manejo antimicrobiano para mitigar a disseminação de bactérias multirresistentes, proteger a saúde de pacientes e usuários, e preservar a eficácia dos antibióticos a longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











