EFICÁCIA in vitro DO ÓLEO ESSENCIAL DE Corymbia citriodora Hill e Johnson (Eucalyptus citriodora Hook) SOBRE Bovicola ovis (Schrank, 1781)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v1i1.84472Palavras-chave:
Ectoparasitos, fitoterapia, pediculose, pequenos ruminantesResumo
Os ectoparasitos são responsáveis por ocasionar perdas econômicas para produção animal. A resistência desses ectoparasitos aos acaricidas impulsionou a busca por alternativas de controle eficazes e que ocasionem o mínimo impacto ambiental, destacando-se a fitoterapia. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia in vitro do óleo essencial da folha de Corymbia citriodora sobre Bovicola ovis (Schrank, 1781). Foram coletados 900 espécimes de B. ovis e encaminhados ao Laboratório de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os piolhos foram distribuídos nos seguintes grupos experimentais (tratamentos): G1, óleo essencial de C. citriodora (OECC) na concentração de 1000 mg/ml; 500 mg/ml; 250 mg/ml; 125 mg/ml; 62,5 mg/ml; 31,2 mg/ml e 15,6 mg/ml; G2, Tween 80 (3%) (controle negativo); e G3, amitraz 1,25 g/mL (controle positivo). Os dados foram expressos em eficácia média ± desvio padrão (SPSS versão 23.0) e diferenças estatísticas dos grupos experimentais foram obtidas pelos testes de Kruskal-Wallis e Friedman. A concentração efetiva para inibir 50% (CE50) e 90% (CE90) da população foi determinada por Regressão de Probit, com nível de significância de P<0,05. Foram obtidos 100% de mortalidade sobre os piolhos para as quatro primeiras concentrações testadas. Os valores da CE50 e CE90 foram de 30,41 e 118,18 mg/mL, respectivamente. O óleo essencial de C. citriodora apresentou efeito pediculicida in vitro sobre B. ovis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.