Avaliação da membrana de Colágeno Tipo II na cicatrização de feridas cutâneas excisionais em ratos Wistar

Authors

  • Isabele Yukie Akiba Universidade Federal de Uberlândia
  • Naiara Ribeiro Vieira Universidade Federal de Uberlândia
  • Ananda Mangili de Paula Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia
  • Márcio de Barros Bandarra Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Emílio Beletti Universidade Federal de Uberlândia
  • Matheus Matioli Mantovani Universidade Federal de Uberlândia
  • Francisco Claudio Dantas Mota Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v27i3.82387

Keywords:

Cicatrização, Ferida de pele, UC II,

Abstract

Novos estudos apontam a produção de curativos, sintéticos ou com biomateriais, que possam influenciar de maneira benéfica na maioria dos tipos de feridas, seja por liberação de substâncias para a cicatrização ou por entrega de drogas nas células. A utilização de colágeno para esse fim está sendo amplamente estudada, a principal vantagem desse composto é sua alta degradabilidade e biocompatibilidade. O objetivo desse estudo foi verificar se o processo cicatricial da pele submetida à lesão cutânea induzida em ratos Wistar, responde positivamente usando membrana de colágeno tipo II não hidrolisado como curativo. Utilizaram-se 52 ratos da linhagem Wistar. Em cada animal foi realizada uma ferida com um trépano de 10mm na altura da cernelha. Os animais foram distribuídos em 3 grupos, grupo Controle, grupo Controle Positivo e grupo Tratamento. Foram avaliadas as respostas da cicatrização macro e microscópicas ao 5, 10 e 15 dias. As analises macroscópicas levaram em conta a área da ferida pós tratamento, já as análises microscópicas avaliaram a porcentagem de colágeno e características de reepitelização, infiltrado linfoplasmocitário e presença de crosta. Pode-se perceber que o tratamento com colágeno tipo II foi benéfico em relação a produção de colágeno na ferida aos 15 dias, além disso ao 10º dia pode-se observar uma taxa maior de reepitelização, diminuição do infiltrado linfoplasmocitário e ausência de crosta em relação aos outros grupos. O uso de UCII em feridas excisionais em ratos mostrou se eficaz em relação a melhora na produção final de colágeno e iniciando a fase proliferativa mais rapidamente.

Author Biographies

Isabele Yukie Akiba, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia

Naiara Ribeiro Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia área de concentração saúde animal

Ananda Mangili de Paula Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia

Márcio de Barros Bandarra, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (2006). Concluiu o Programa de Residência em Patologia Animal do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos(2008). Concluiu o Mestrado em Medicina Veterinária na área de Patologia Animal em julho de 2010 Na Universidade Estadual Paulista (UNESP, Jaboticabal, SP). Doutorado em Medicina Veterinária, na área de Patologia Animal do Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária da FCAV, UNESP, Jaboticabal, SP em junho de 2014. Atualmente é professor adjunto de Patologia Veterinária e Medicina Veterinária Legal da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Professor das disciplinas de Patologia especial, Patologia Geral e Medicina Veterinária Legal no Centro Universitário Fundação de Ensino Dr. Octavio Bastos "UNIFEOB" em São João da Boa Vista, SP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal, Imunopatologia, Leishmaniose Canina, Imuno-histoquímica, exames histopatológicos, citopatológicos e necropsias. Atua também na área de Medicina Veterinária Legal. Docente da Universidade Federal de Uberlândia desde julho de 2014.

Marcelo Emílio Beletti, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado (1992) e doutorado (1998) em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realizou pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos - USP (2003-2004). Foi membro (2005-2007) e coordenador (2007-2009) da Câmara de Assessoramento em Ciências Biológicas e Biotecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Ciências Biomédicas e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: espermatogênese, cromatina espermática, matriz nuclear, fertilização "in vitro", histopatologia, patologia ultra-estrutural e análise de imagem.

Matheus Matioli Mantovani, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Uberlândia (2009), residência em Clínica dos Animais Domésticos(R-1/R-2) no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia com ênfase em pequenos animais. Mestrado em ciências veterinárias na Universidade Federal de Lavras (2012). Doutorado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor de Clínica de Pequenos Animais da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Área de atuação: Cardiologia Veterinária e Medicina Interna de Pequenos Animais.

Francisco Claudio Dantas Mota, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), residência em clinica cirúrgica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2002), mestrado em Ciências Veterinária - Clínica e Cirurgia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2008). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em cirurgia, anestesiologia, ortopedia e oftalmologia animal.

Published

2022-09-27

How to Cite

Akiba, I. Y., Vieira, N. R., Rodrigues, A. M. de P., Bandarra, M. de B., Beletti, M. E., Mantovani, M. M., & Mota, F. C. D. (2022). Avaliação da membrana de Colágeno Tipo II na cicatrização de feridas cutâneas excisionais em ratos Wistar. Archives of Veterinary Science, 27(3). https://doi.org/10.5380/avs.v27i3.82387

Issue

Section

Preventive Veterinary Medicine