CONSUMO, COMPORTAMENTO INGESTIVO, DESEMPENHO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES COMERCIAIS DE CORDEIROS EM TERMINAÇÃO ALIMENTADOS COM FENO OU SILAGEM DE GLIRICÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i2.71799Palavras-chave:
Farelo de soja, Ganho de peso, LeguminosaResumo
Objetivou-se de avaliar a substituição parcial (574 g.kg-1) do farelo de soja por feno ou silagem de Gliricidia sepium sobre o desempenho, comportamento ingestivo e características de carcaça de cordeiros em terminação. Foram utilizados 18 cordeiros ½ Dorper × ½ Santa Inês, inteiros, com aproximadamente 120 dias de idade, peso vivo médio inicial de 21 ± 2.2 kg, confinados, em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos e seis repetições. Os ingredientes utilizados nas dietas experimentais foram feno de capim elefante (Pennisetum purpureum), farelo de soja, milho moído, feno e silagem de Gliricídia. Sendo que, os tratamentos foram constituídos da dieta controle, com 100% de farelo de soja; feno de Gliricídia contendo 426 g.kg-1 de farelo de soja e 574 g.kg-1 de feno de Gliricídia; e silagem de Gliricídia contendo 426 g.kg-1 de farelo de soja e 574 g.kg-1 silagem de Gliricídia. Os animais alimentados com feno de Gliricídia em substituição parcial ao farelo de soja, obtiveram maiores (P<0,05) consumos de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e nutrientes digestíveis totais. Observou-se maior consumo de água para o tratamento de feno de Gliricídia. Observou-se maior (P<0,05) ganho médio diário, peso vivo ao abate, peso de carcaça quente e peso de carcaça fria para os tratamentos contendo feno e silagem de Gliricídia. A substituição parcial do farelo de soja por feno ou silagem de Gliricídia e indicada para ser utilizada na dieta de cordeiros em terminação, por proporcionar maior desempenho e peso de carcaça nos animais. Contudo, a silagem de Gliricídia demonstra maior potencial para ser utilizada na dieta de cordeiros em terminação, sobretudo em regiões semiáridas por reduzir o consumo de água dos animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.