CONSUMO, COMPORTAMENTO INGESTIVO, DESEMPENHO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES COMERCIAIS DE CORDEIROS EM TERMINAÇÃO ALIMENTADOS COM FENO OU SILAGEM DE GLIRICÍDIA

Autores

  • Antonio José Lemos Mestre em Zootecnia. Técnico de Campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Sergipe.
  • Jucileia Aparecida da Silva Morais Professora Adjunta do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe.
  • Samuel Figueiredo de Souza Analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
  • Vinicius Silva Oliveira
  • Ana Carla Santana Andrade Mestre em Zootecnia. Graduanda em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe.
  • Ana Caroline Pinho dos Santos Doutora em Zootecnia. Técnica de Campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v25i2.71799

Palavras-chave:

Farelo de soja, Ganho de peso, Leguminosa

Resumo

Objetivou-se de avaliar a substituição parcial (574 g.kg-1) do farelo de soja por feno ou silagem de Gliricidia sepium sobre o desempenho, comportamento ingestivo e características de carcaça de cordeiros em terminação. Foram utilizados 18 cordeiros ½ Dorper × ½ Santa Inês, inteiros, com aproximadamente 120 dias de idade, peso vivo médio inicial de 21 ± 2.2 kg, confinados, em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com três tratamentos e seis repetições. Os ingredientes utilizados nas dietas experimentais foram feno de capim elefante (Pennisetum purpureum), farelo de soja, milho moído, feno e silagem de Gliricídia. Sendo que, os tratamentos foram constituídos da dieta controle, com 100% de farelo de soja; feno de Gliricídia contendo 426 g.kg-1 de farelo de soja e 574 g.kg-1 de feno de Gliricídia; e silagem de Gliricídia contendo 426 g.kg-1 de farelo de soja e 574 g.kg-1 silagem de Gliricídia.  Os animais alimentados com feno de Gliricídia em substituição parcial ao farelo de soja, obtiveram maiores (P<0,05) consumos de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e nutrientes digestíveis totais. Observou-se maior consumo de água para o tratamento de feno de Gliricídia. Observou-se maior (P<0,05) ganho médio diário, peso vivo ao abate, peso de carcaça quente e peso de carcaça fria para os tratamentos contendo feno e silagem de Gliricídia. A substituição parcial do farelo de soja por feno ou silagem de Gliricídia e indicada para ser utilizada na dieta de cordeiros em terminação, por proporcionar maior desempenho e peso de carcaça nos animais. Contudo, a silagem de Gliricídia demonstra maior potencial para ser utilizada na dieta de cordeiros em terminação, sobretudo em regiões semiáridas por reduzir o consumo de água dos animais.

Biografia do Autor

Vinicius Silva Oliveira

Zootecnista e Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Sergipe. Doutor em Zootecnia pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Lemos, A. J., Morais, J. A. da S., de Souza, S. F., Oliveira, V. S., Andrade, A. C. S., & dos Santos, A. C. P. (2020). CONSUMO, COMPORTAMENTO INGESTIVO, DESEMPENHO, CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES COMERCIAIS DE CORDEIROS EM TERMINAÇÃO ALIMENTADOS COM FENO OU SILAGEM DE GLIRICÍDIA. Archives of Veterinary Science, 25(2). https://doi.org/10.5380/avs.v25i2.71799

Edição

Seção

Nutrição Animal