ABORDAGEM DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA DE HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA PERITONEOPERICÁRDICA EM CÃO

Autores

  • Brunna Silva Moreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Aline Medeiros Nakamura Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Aracelle Elisane Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Francisco Claudio Dantas Mota Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v24i4.68545

Palavras-chave:

canino, cirurgia, herniorrafia

Resumo

A hérnia peritoniopericárdica é uma má formação congênita incomum em cães e gatos, caracterizada por uma comunicação anômala entre o diafragma e o saco pericárdico, ocasionando a translocação das vísceras abdominais para o interior do saco pericárdico. Seu prognóstico é favorável e o tratamento mais indicado é o cirúrgico. Este relato teve como objetivo descrever o caso de um cão macho, da raça Shih Tzu, de 2 anos de idade com diagnóstico de hérnia diafragmática peritôniopericárdica compensada. Foi realizada a correção cirúrgica por meio da redução do conteúdo herniário, composto por fígado, baço, alças intestinais e omento, além da reconstituição simultânea do diafragma e pericárdio havendo resolução da anomalia congênita.

Biografia do Autor

Brunna Silva Moreira, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), com ênfase na área de clínica cirúrgica de pequenos animais. Residência médica em clínica cirúrgica de animais de companhia em andamento, pela Universidade Federal de Uberlândia - FAMEV/UFU. 

Aline Medeiros Nakamura, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP- (2015) e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2008). Mestrado em andamento em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Jaboticabal, São Paulo, Brasil.

Aracelle Elisane Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Cirurgia Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho UNESP . Durante o curso de doutorado participou do programa de "Doutorado Sanduiche" realizado Universidade de Bristol (Inglaterra) por período de um ano na área de cirurgia de pequenos animais (2008-2009), foi membro do Royal College Veterinary Surgeon e obteve título de Internato em Cirurgia de Pequenos Animais. Em 2010 realizou Pós-Doutorado na àrea de Reprodução Animal, na Universidade de Milão-Itália e durante 2011-2013 o segundo Pós Doutorado também na mesma área, entretanto na Unesp-Jaboticabal. Tem experiência na área de Cirurgia, Reprodução e Obstetrícia Veterinária. Atualmente é docente em Obstetrícia Veterinária e Cirurgia de Pequenos Animais na Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Francisco Claudio Dantas Mota, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), residência em clinica cirúrgica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2002), mestrado em Ciências Veterinária - Clínica e Cirurgia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2008). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em cirurgia, anestesiologia, ortopedia e oftalmologia animal.

 

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Moreira, B. S., Nakamura, A. M., Alves, A. E., & Dantas Mota, F. C. (2019). ABORDAGEM DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA DE HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA PERITONEOPERICÁRDICA EM CÃO. Archives of Veterinary Science, 24(4). https://doi.org/10.5380/avs.v24i4.68545

Edição

Seção

Medicina e Cirurgia de Pequenos Animais