ABORDAGEM DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA DE HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA PERITONEOPERICÁRDICA EM CÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i4.68545Palavras-chave:
canino, cirurgia, herniorrafiaResumo
A hérnia peritoniopericárdica é uma má formação congênita incomum em cães e gatos, caracterizada por uma comunicação anômala entre o diafragma e o saco pericárdico, ocasionando a translocação das vísceras abdominais para o interior do saco pericárdico. Seu prognóstico é favorável e o tratamento mais indicado é o cirúrgico. Este relato teve como objetivo descrever o caso de um cão macho, da raça Shih Tzu, de 2 anos de idade com diagnóstico de hérnia diafragmática peritôniopericárdica compensada. Foi realizada a correção cirúrgica por meio da redução do conteúdo herniário, composto por fígado, baço, alças intestinais e omento, além da reconstituição simultânea do diafragma e pericárdio havendo resolução da anomalia congênita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.