EJACULAÇÃO INDUZIDA EM TOURO (BOS TAURUS INDICUS) POR ESTIMULAÇÃO MANUAL DO PÊNIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i2.59558Palavras-chave:
andrologia, bovino, ejaculado, reproduçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo descrever a coleta de sêmen por estimulação manual do pênis em touro. Foi utilizado um touro da raça Nelore de 96 meses de idade não condicionado para nenhum método de coleta de sêmen. A técnica desenvolvida consistiu em massagem da região perineal até que o animal apresentasse ereção, seguida de pressão na glande até que o animal respondesse com movimentos de fricção. Durante a propulsão, o corpo do pênis era segurado e pressionado com os dedos, e o copo coletor era posicionado na extremidade livre do pênis para coleta do ejaculado. Após o condicionamento do animal, pelo período de três meses, foram coletados cinco ejaculados em intervalos regulares para avaliação macro e microscópica e pH. Todas as amostras apresentaram aspecto cremoso e branco. O volume médio foi de 6,5 ± 1,17ml, a motilidade progressiva média 83 ± 4,47%, o vigor 5, o turbilhonamento 5, o pH 6,05 ± 0,09, a concentração espermática 1,475x109 ± 0,32x109 por ml, o número total de espermatozoides 9,87x109 ± 3,64x109 por ejaculado e a média de espermatozoides anormais totais foi de 9,6 ± 2,07%. O tempo médio de duração das coletas foi de 176,2 ± 12,93 segundos. A partir da análise dos resultados, conclui-se que a estimulação manual do pênis pode representar uma alternativa para a coleta de sêmen no touro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.