DINÂMICA FOLICULAR OVARIANA DURANTE O PUERPÉRIO EM VACAS LEITEIRAS ALIMENTADAS COM DIFERENTES TIPOS DE UREIA COMO SUBSTITUTO PARCIAL DO FARELO DE SOJA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i4.59384Palavras-chave:
Dinâmica Folicular, Puerpério, Ultrassonografia ovariana, Ureia de Liberação Lenta, Ureia pecuária convencionalResumo
Este estudo avalia os efeitos da substituição parcial do farelo de soja por ureia pecuária convencional ou de liberação lenta na dinâmica folicular ovariana durante o puerpério em vacas da raça Holandesa. Quarenta e quatro vacas recém-paridas foram divididas em três grupos: grupo farelo de soja (GS; n=12; 900g/dia/vaca); grupo ureia convencional (GUC; n=16; 130g/dia/vaca); ou grupo ureia de liberação lenta (GUL; n=16; 147g/dia/vaca). Cada vaca recebeu a dieta diariamente a partir do dia 10 antes da data esperada para o parto até 39 dias (d39) após o parto. Exames de ultrassonografia foram realizados em intervalos de 2 ou 3 dias, entre d6 e d39 do puerpério. Dados do crescimento do maior folículo encontrado durante este período foram analizados utilizando SAS. Não houve diferença significativa no diâmetro dos maiores folículos observados nos três grupos entre d6 e d21, exceto em d23, quando o grupo GUL diferiu significativamente (P < 0,05) dos outros dois grupos. Não foi observada nenhuma diferença no diâmetro dos folículos dos diferentes grupos a partir de d25 até o final do experimento. Conclusão: a substituição parcial do farelo de soja com ureia pecuária convencional ou de liberação lenta pode ser feita para vacas de leite no puerpério sem consequências negativas na atividade folicular ovariana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.