PSEUDOPTERÍGIO EM COELHO-ANÃO (ORYCTOLAGUS CUNICULUS): RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i4.57042Palavras-chave:
oftalmologia, animais exóticos, lagomorfo, pseudopterígio, membrana aberranteResumo
Uma fêmea de coelho-anão apresentando uma membrana vascularizada exuberante cobrindo cerca de 90% da superfície corneana do olho direito foi atendida em um hospital veterinário universitário. Com diagnóstico de pseudopterígio, a coelha foi submetida a intervenção cirúrgica corretiva, com técnica baseada em incisão da conjuntiva aberrante em três secções radiais. O tecido restante foi suturado à conjuntiva bulbar com fio absorvível poliglactina 910 de calibre 6-0, empregando-se ciclosporina tópica para prevenção de recidivas. Ao exame histopatológico o tecido apresentava estroma conjuntivo normal revestido por epitélio conjuntival, sem células caliciformes. O animal se recuperou sem intercorrências e nenhum sinal de recidiva foi observado trinta dias após o procedimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











