DIVERGÊNCIA NO CRESCIMENTO FOLICULAR: EFEITO NA COMPETÊNCIA OOCITÁRIA PARA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES - REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i3.5124Palavras-chave:
divergência folicular, folículo dominante, aspiração folicular, oócito, follicular deviation, dominant follicle, OPUIVF, oocyteResumo
O crescimento do oócito dentro do folículo ovariano é determinado por vários fatores que influenciam sua viabilidade e competência para o desenvolvimento in vitro. Estes fatores incluem tamanho folicular, dia do ciclo estral, nível de atresia e influência de outros folículos, tal como o folículo dominante (FD). A fase de seleção do FD é visualizada por ultrasonografia como um rápido aumento no diâmetro do FD, enquanto os outros folículos da mesma onda cessam seu crescimento e/ou regridem. Estas mudanças que ocorrem no diâmetro refletem as importantes alterações endócrinas, parácrinas e autócrinas que acompanham ou antecedem este momento crítico do desenvolvimento folicular e, por sua vez, podem influenciar a qualidade do oócito e a competência para o desenvolvimento in vitro. A aspiração folicular conduzida por ultra-sonografia e posterior fecundação in vitro dos oócitos obtidos de doadoras vivas e de alto valor genético tem sido uma técnica em franca ascensão no mundo, sobretudo devido ao importante incremento no melhoramento genético do rebanho. Porém, existe variabilidade nos resultados do desenvolvimento in vitro de embriões bovino e, em média, apenas 30% a 40% dos oócitos maturados se desenvolvem até o estádio de blastocisto.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











