DESEMPENHO PRODUTIVO DE QUATRO GRUPOS GENÉTICOS DE CODORNAS (Coturnix sp.) PARA CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i3.5121Palavras-chave:
codorna de corte, desempenho, idade de abate, linhagem, rendimento, genetic group, growing performance, meat quail, production, slaughtering ageResumo
Para avaliar o desempenho produtivo, o rendimento de carcaça e a melhor idade de abate de quatro grupos genéticos de codornas machos e fêmeas para corte, criadas de 1 a 77 dias e abatidas semanalmente de 35 a 77 dias, utilizaram-se 1984 aves, distribuídas aleatoriamente em um delineamento inteiramente casualizado, com esquema fatorial de 2 sexos x 4 famílias (A, B, C e D), num total de 8 tratamentos com 4 repetições de 62 aves cada. A partir dos 28 dias as fêmeas foram mais pesadas do que os machos, independentemente da família. A família A foi mais pesada do que a B aos 35, 56 e 77 dias. A partir dos 42 dias, as fêmeas tiveram maior consumo, mas melhor conversão alimentar do que os machos. Considerando-se conjuntamente os dados de desempenho, a melhor idade de abate para ambos os sexos foi 49 dias.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.