MÉTODO DE LINEARIZAÇÃO DE CURVAS DE TITULAÇÃO PARA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE TAMPONANTE DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i3.49178Palavras-chave:
zootecnia, nutrição de monogástricos, avaliação de alimentos, capacidade tamponanteResumo
O objetivo do presente estudo foi determinar uma medida de capacidade tamponante a partir da linearização de curvas de titulação de diversos ingredientes de dietas animais, em faixas de pH do 8,0 ao 2,0, e avaliar a aditividade desta análise obtida com diferentes misturas de ingredientes, através da comparação entre valores estimados e mensurados. A medida linearizada da CT foi obtida transformando-se os dados de pH por meio da função Y = EXP(1/pH), e a taxa linear de tamponamento (TLT) foi calculada como o inverso da inclinação da regressão linear entre a medida transformada de pH e a quantidade de ácido adicionada, expressa em mEq H+/g de amostra seca. A aditividade da TLT foi avaliada por meio da análise de regressão linear entre os valores mensurados e estimados para as misturas de ingredientes, e foi comparada a outras medidas: acidez titulável, quantidade de ácido necessária para a redução do pH inicial da solução até o pH 2,0; acidez titulável padrão, quantidade de ácido necessária para reduzir o pH da solução do 8,0 ao 2,0; e a capacidade tamponante, obtida dividindo-se os valores da acidêz titulável pelo intervalo de pH do 8,0 ao 2,0. A TLT (mEq H+/g). O método de linearização mostrou-se adequado para ajustar os dados das curvas de titulação dos materiais avaliados, tendo todas as classes de ingredientes estudadas apresentado R2 superior a 0,88 e erro padrão residual menor que 0,11 mEq H+/g. A TLT foi a medida que apresentou melhor aditividade (DP= 15,59, b= 1,13, a=0,11, R2= 0,43), sendo a medida que demonstrou maior potencial para se estimar, através dos ingredientes de uma mistura, a capacidade tamponante de dietas completas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.