Epidemiologia de intoxicações de herbívoros por plantas na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i1.46047Palavras-chave:
Plantas tóxicas, doenças de ruminantes, doenças de equinosResumo
Com o objetivo de conhecer os problemas ocasionados por plantas tóxicas na região e as situações em que estes acontecem, realizou-se um levantamento na Região Metropolitana de Curitiba de casos de intoxicação por plantas em herbívoros domésticos entre 33 surtos nos municípios de Araucária, Campo Largo, Mandirituba e Rio Branco do Sul. Os dados sobre intoxicações e aspectos ambientais e de manejo das propriedades foram coletados através de entrevistas com produtores e veterinários e por observação da pastagem. A análise das características ambientais e de manejo das propriedades visitadas permitiu identificar fatores que contribuem para um maior risco de intoxicações, como alimentação de baixa qualidade, taxa de lotação inadequada, acesso a áreas de mata e manejo inadequado das pastagens. Os entrevistados relataram intoxicações por Pteridium aquilinum, Brachiaria spp, Prunus sphaerocarpa, Lantana camara, Sida carpinifolia e fotossensibilização por plantas não identificadas. Perceberam-se dificuldades na realização do diagnóstico e prevenção pelos veterinários e produtores. Entende-se que a solução exige capacitação dos profissionais para melhor diagnóstico e orientação técnica aos produtores sobre plantas tóxicas e manejo nutricional e das pastagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.