Comparação de vacas mestiças Holandês x Jersey com vacas puras quanto à eficiência produtiva e reprodutiva
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i2.45478Palavras-chave:
cruzamento, produção e composição do leite, retenção de placenta, infecção uterinaResumo
Os cruzamentos entre as raças Holandesa e Jersey têm sido empregados por um número crescente de produtores, porém existem lacunas no conhecimento, em especial sobre comparação entre animais mestiços e a raça Jersey. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi comparar indicadores de desempenho reprodutivo e produtivo de vacas mestiças com puras Holandês e Jersey. O estudo foi desenvolvido em uma propriedade leiteira em Santa Catarina com aproximadamente 190 vacas mestiças e puras Holandês e Jersey. Entre 2010 e 2012 foram realizados exames ginecológicos quinzenais com auxílio da ultrassonografia, e durante o ano de 2012 foram coletados dados relacionados à dificuldade de parto, retenção de placenta, infecções uterinas e avaliadas a produção e composição do leite. Dados quantitativos foram submetidos à análise de variância e das variáveis binárias analisadas através de modelo linear generalizado. Vacas Jersey apresentaram menor prevalência de retenção de placenta e infecções uterinas em relação às puras Holandês, com valores intermediários para as mestiças (P<0,0001). Vacas com 50% ou mais de Jersey apresentaram melhor desempenho reprodutivo em relação às puras Holandês. Vacas Jersey apresentaram produções de leite inferiores às puras Holandês (18,6kg x 24,9kg, P < 0,0001), com maiores teores de gordura do leite, sendo que vacas mestiças com 50% ou mais de Holandês apresentaram produção de leite similar às puras, colocando o cruzamento entre Holandês e Jersey como uma opção de recurso genético, quando existem políticas de remuneração por sólidos do leite.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











