INFLUÊNCIA DO JEJUM ALIMENTAR NA MORTALIDADE, PERDA DE PESO VIVO, FRATURAS, HEMATOMAS, E CONTAMINAÇÃO DE CARCAÇAS EM ABATEDOURO DE FRANGOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1.44731Keywords:
abate, ave, bem-estar, condenação, transporte.Abstract
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do jejum alimentar em diferentes etapas ante-mortem na ocorrência de mortes, perda de peso vivo, contaminação e condenação de carcaças por fraturas e hematomas de aves em abatedouro de frangos de Minas Gerais. Foram avaliados 1.072.491 frangos distribuídos em 312 lotes/caminhões. Foram determinados os períodos de retirada da ração até o início da apanha, da apanha, de transporte, de espera das aves no pátio do abatedouro até o momento do abate e de todo o jejum. O peso vivo das aves foi obtido em granjas e a mortalidade e perda de peso vivo foram determinadas assim que os animais chegaram ao abatedouro. Carcaças com fraturas, hematomas e contaminadas por fezes/bile foram quantificadas no abatedouro. O jejum durante a espera dos animais no pátio do abatedouro antes do abate influenciou (P<0,05) a contaminação das carcaças por fezes/bile e a perda de peso vivo dos frangos. O jejum durante o transporte influenciou (P<0,05) a mortalidade de frangos ao chegarem ao abatedouro. O jejum durante a retirada da ração até a apanha influenciou (P<0,05) a perda de peso vivo e a ocorrência de fraturas e hematomas nos frangos. Todo o período de jejum influenciou (P<0,05) a perda de peso vivo dos frangos. Portanto, a mortalidade, fraturas, hematomas, perda de peso vivo de frangos e a contaminação de carcaças estão diretamente relacionados com o jejum em diferentes etapas ante-mortem, o que pode causar prejuízos para a indústria avícola.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











