ISOLAMENTO DO Ureaplasma diversum EM MUCO VULVOVAGINAL DE VACAS LEITEIRAS REPETIDORAS DE ESTRO NO ESTADO DE ALAGOAS BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4431Palavras-chave:
infertilidade, lesões, rebanho leiteiro, vulvovaginite granular, dairy cattle, granular vulvovaginitis, infertility, lesionsResumo
O Ureaplasma diversum é um patógeno oportunista do trato genital dos bovinos que causa surtos de vulvovaginite granular, seguidos de abortamento e redução da eficiência reprodutiva do rebanho. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a relação entre a extensão e a gravidade das lesões de vulvovaginite observadas com o isolamento de Ureaplasma diversum em amostras colhidas diretamente da mucosa vulvovaginal, em fêmeas de aptidão leiteira repetidoras de estro no estado de Alagoas, Brasil. A avaliação da extensão e severidade das lesões foi feita em 93 vacas com histórico de repetição regular de estro após três ou mais inseminações artificiais, seguindo-se a seguinte metodologia de classificação: graus de 0 a 4, sendo 0=sem lesões; 4=lesões severas, com hemorragia e necrose. Dos 93 animais avaliados, 17,2% apresentavam lesão grau 0; 51,61% grau 1; 29,03% grau 2; 2,16% grau 3 e nenhum animal mostrou lesão de grau 4. Foi colhido muco vulvovaginal de 24 vacas, escolhidas aleatoriamente, para processamento bacteriológico, encontrando-se 41,67% das amostras positivas para Ureaplasma diversum. O isolamento do agente esteve positivamente relacionado à presença de lesões na mucosa vulvovaginal, especialmente àquelas de grau 1. Os resultados deste estudo indicam que o Ureaplasma diversum deve ser considerado como agente responsável por queda na eficiência reprodutiva, promovendo retorno ao estro, provavelmente em conseqüência de mortalidade embrionária.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.