DESEMPENHO PRODUTIVO DE VACAS GIROLANDO ESTIMADO PELO MODELO DE WOOD AJUSTADO POR METODOLOGIA BAYESIANA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i3.44247Palavras-chave:
curva de lactação, modelo não linear, persistência na lactação, produção de leiteResumo
Utilizou-se o modelo de Wood analisado por metodologia bayesiana, para estimar os componentes da curva de lactação de diferentes grupos genéticos, de primeira (OP1) e segunda (OP2) ordem de parto: 1/4 Holandês - 3/4 Gir; 1/2 Holandês - 1/2 Gir; 3/4 Holandês - 1/4 Gir; 5/8 Holandês - 3/8 Gir e 7/8 Holandês - 1/8 Gir. Os dados de produção de leite até 305 dias de lactação pertencem ao Arquivo Zootécnico do Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/CNPGL). Após a estimação dos parâmetros do modelo, foram calculadas produção no pico (PP), tempo para atingir o pico (TP), persistência na lactação (PER) e duração da lactação para cada grupo genético. Animais de OP1 apresentaram menores produções por todas as fases da lactação, além de demorarem mais tempo para alcançar o pico de produção. Animais de OP2 apresentaram maior produção total de leite. A produção total de leite dos animais 7/8H-1/8G de OP1 foi semelhante a dos animais 3/4H-1/4G e 1/2H-1/2G. Para a OP2, os animais mais produtivos foram os 7/8H-1/8G, seguidos dos 3/4H-1/4G e 1/2H-1/2G. Produção intermediaria foi verificada nos animais 5/8H-3/8G e inferiores nos animais 1/4H-3/4G para ambas as ordens de parto. Não foi observada diferença significativa para duração da lactação entre os grupos genéticos estudados. Animais de OP1 são mais persistentes que animais de OP2, porém, estes são mais produtivos. Os grupos genéticos estudados se mostram persistentes quanto à duração da lactação. A metodologia bayesiana no ajuste do modelo de Wood permite estimativas acuradas das características da curva de lactação dos animais e na estimação de produção total de leite, duração da lactação e persistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.