CURVAS DE LACTAÇÃO DE VACAS F1 HOLANDÊS X GIR ORDENHADAS NA PRESENÇA OU AUSÊNCIA DE SUAS CRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1.43512Palavras-chave:
bovinos de leite, persistência da lactação, produção de leiteResumo
Foram comparadas as curvas de lactação de 105 vacas F1 Holandês x Gir, sendo 53 ordenhadas sem a presença de suas crias (SB) e 52 ordenhadas com o bezerro até os 60 dias de lactação (CB). O leite ordenhado foi controlado mensalmente, assim como o leite mamado pelos bezerros (estimado pela diferença do peso dos bezerros antes e depois de mamar). As análises foram feitas em dois passos. Primeiramente, um modelo linear considerando os efeitos classificatórios da interação entre as variáveis época do parto, ordem do parto (primeiro ou segundo parto) e sexo da cria, e como covariável o efeito linear do número de dias de gestação, dentro de sistema (CB ou SB). Numa segunda análise, as produções de leite total e ordenhado, ajustadas para os efeitos citados, foram então modeladas por meio de regressão não-linear sobre o mês de lactação, para o estudo do efeito do bezerro sobre a curva de lactação. Para o leite ordenhado, as curvas de lactação foram idênticas para os sistemas CB e SB, exceto para a duração que foi, em média, 35 dias maior no sistema CB. Para o leite total, houve distinção das formas das curvas de lactação entre os sistemas estudados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.