DETERMINAÇÃO DE VALORES NORMAIS DA PRESSÃO INTRA-ABDOMINAL DE CÃES PELA CATETERIZAÇÃO VESICAL COM SONDA URETRAL DE P.V.C
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i1.42022Palavras-chave:
canino, hipertensão intra-abdominal, método vesical, sonda de FoleyResumo
A pressão intra-abdominal define-se como um estado de pressão na cavidade abdominal, o qual é determinado pelo índice de massa corporal, pela postura, atividade muscular da parede abdominal e pela respiração. O método padrão ouro para mensuração da pressão intra-abdominal recomendado pela Sociedade Mundial de Síndrome do Compartimento Abdominal é o método indireto por meio da sondagem vesical com sonda de Foley e infusão de 25 mL de solução fisiológica na bexiga. O desenvolvimento de uma técnica de aferição da PIA por meio de sonda uretral de policloreto de vinila (P.V.C.), torna essa técnica mais prática e fácil de ser realizada em Medicina Veterinária. Objetivou-se neste estudo, realizar a mensuração da PIA em 29 cães anestesiados saudáveis, com uma técnica que utiliza a sonda uretral de P.V.C. e a infusão de 1mL/Kg de solução fisiológica, correlacionando os valores encontrados com o peso dos animais. A média da PIA de cadelas anestesiadas com propofol e isoflurano pelo método proposto foi de 1,78 cmH20 (± 1,39) e a mediana de 1,9 cmH20. Os valores da PIA tem relação direta com o peso dos animais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.