LISINA DIGESTÍVEL PARA MARRÃS NO TERÇO FINAL DA GESTAÇÃO
Palavras-chave:
crescimento fetal, desempenho de leitões lactentes, nutrição de primíparas, perda de peso na lactaçãoResumo
Objetivou-se verificar com esse trabalho se o aumento do nível de lisina digestível na dieta de marrãs, fornecidas a partir do 75º dia de gestação até o parto influencia o desempenho reprodutivo das matrizes, especialmente sobre o peso dos leitões e a uniformidade do lote e avaliar a condição corporal das fêmeas para a segunda cobertura. Foram utilizadas 6 marrãs da linhagem Fertilis 20 (Genetiporc), alojadas em baias individuais de alvenaria, sem acesso a piquetes, com pé-direito de 2,5m, com telhado em duas águas e telha de barro tipo francesa. As matrizes receberam o mesmo tratamento até 75º dia de gestação. Os animais foram distribuídos em delineamento experimental de blocos inteiramente casualizados, com dois tratamentos: 0,63 e 0,78% de lisina digestível na ração, com três repetições. As rações experimentais foram elaboradas com milho e farelo de soja como ingredientes principais e foram formuladas para atender as exigências nutricionais de marrãs, exceto lisina. As matrizes receberam alimentação “ad libitum” até a fase gestacional na qual se iniciou o experimento. No período experimental, o arraçoamento foi realizado duas vezes ao dia (de manhã e a tarde), totalizando aproximadamente 3,4 kg. As rações, sobras e os animais foram pesados para determinação do ganho de peso médio diário (GPD), do consumo médio de ração diário (CRD). As matrizes foram pesadas após a confirmação de gestação (21 dias após a cobertura), aos 75 dias de gestação, no parto e na desmama dos leitões. Os leitões foram pesados ao nascer e à desmama, realizada aos 21 dias de idade, para determinação do desempenho da leitegada. Foi avaliada a perda de peso da porca durante o período de lactação. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância. Não foi detectado efeito (p>0,05) da elevação do nível de lisina digestível da ração de 0,62 para 0,78% sobre nenhum dos parâmetros avaliados. O aumento do nível de lisina digestível não influenciou o desempenho reprodutivo das marrãs ou da leitegada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











