FOTOSSENSIBILIZAÇÃO HEPATÓGENA EM BOVINOS POR INGESTÃO DE BRACHIARIA DECUMBENS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1.41659Palavras-chave:
gado de corte, intoxicação, lesões cutâneas, lesões hepáticas.Resumo
Um surto de fotossensibilização hepatógena por ingestão de Brachiaria decumbens é relatado em bovinos da raça Nelore. Após um lote de vacas e novilhas (n=320) ser transferido para um pasto de Brachiaria decumbens, vários animais começaram a apresentar diarréia, 15 apresentaram lesões de pele, que estava ressequida, enrugada com fissuras e grande quantidade de crostas, e 80 animais morreram. Foram coletadas amostras de sangue, urina e fezes de alguns animais. O hemograma apresentou alterações inespecíficas e o exame de urina e fezes estava dentro dos parâmetros aceitáveis para a espécie. Foi realizada a necropsia de um animal. O fígado apresentava coloração amarelo esverdeada. Microscopicamente havia pericolangite linfocitária multifocal leve, com tumefação difusa de hepatócitos e hepatócitos com vacuolização acentuada, bilestase difusa, presença de cristais birrefringentes e macrófagos espumosos. No rim observou-se nefrose tubular multifocal leve a moderada com presença de gotículas hialinas na luz dos túbulos, e no lúmen havia células inflamatórias, principalmente macrófagos. Após o sombreamento de algumas áreas do pasto e o inicio do tratamento com hepatoprotetor, antibióticos e limpeza das feridas os animais apresentaram melhora e não ocorreram outros casos de fotossensibilização.O diagnóstico de fotossensibilização hepatógena foi baseado nos sinais clínicos, nas lesões histológicas hepáticas e renais e no relato da transferência para um pasto de Brachiaria decumbens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.