RELAÇÃO ENTRE O DIÂMETRO DO FOLÍCULO NO MOMENTO DA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO E A TAXA DE GESTAÇÃO EM VACAS NELORE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i1.41561Keywords:
desenvolvimento folicular, reprodução em bovinos, taxa de concepção.Abstract
A utilização da inseminação artificial em vacas permite o emprego, em grande escala, de indivíduos melhoradores. No entanto, uma grande limitação à sua expansão é a observação do cio, por isso, os programas de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), onde não há a necessidade da detecção de cio, melhoram a eficiência e o emprego dessa técnica. Um fator importante nos resultados da taxa de concepção e na eficiência reprodutiva de vacas nos programas de sincronização para IATF é o tamanho do folículo ovulatório no final do programa. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre o diâmetro dos maiores folículos (DF) no momento da IATF e a taxa de concepção em fêmeas nelore. Foram sincronizadas 120 vacas nelore e antes de cada IATF, mensurou-se o DF de todos os animais por ultrassonografia transretal, após, os animais foram divididos em 5 grupos, baseados no diâmetro do folículo, os quais variaram entre 7 a 16 mm. O diagnóstico de gestação foi realizado 30 dias após a IATF por ultrassonografia transretal. Os dados foram processados utilizando o programa estatístico SAS. A taxa de gestação geral foi de 46,66% e avaliando a taxa de gestação por grupo, observou-se que as vacas que apresentaram diâmetro folicular entre 7,0 e 10,0 mm tiveram 25% de taxa de gestação, entre 10,1 e 13,0 mm 47,60%, entre 13,1 e 16,0 mm 56,50%, acima de 16,0 mm 62,50% e os animais que não apresentaram folículo dominante no momento da inseminação resultaram em 48,10% de taxa de gestação. Os resultados demonstram efeito positivo do DF sobre a taxa de gestação de vacas Nelore, evidenciando que folículos maiores que 10 mm se relacionam positivamente ao aumento na taxa de gestação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











