INTOXICAÇÃO NATURAL POR SIDA CARPINIFOLIA EM CAPRINOS NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.38844Palavras-chave:
medicina veterinária, patologia, plantas tóxicasResumo
A intoxicação por Sida carpinifolia causa doença degenerativa do sistema nervoso central, caracterizada por síndrome cerebelar. O objetivo deste trabalho foi descrever os aspectos epidemiológicos, clínicos e patológicos observados em um surto de intoxicação por Sida carpinifolia em caprinos, sendo o primeiro relato no estado do Paraná. Há dez anos a doença era observada em uma propriedade na região norte pioneiro do estado, causando a morte de 35 caprinos, de diferentes idades, com evolução de três dias a seis meses. No surto mais recente, a enfermidade foi observada em três caprinos que tinham acesso a uma área, sombreada, intensamente invadida pela planta. Os sinais clínicos consistiam em emagrecimento progressivo, incoordenação motora, tremores de intenção da cabeça, nistagmo, déficits proprioceptivos e episódios de queda espontânea. A vacuolização nas células de Purkinje foi a principal lesão histológica. Também estava presente em hepatócitos, epitélios tubular e corpuscular parietal renal, epitélio acinar e células das ilhotas pancreáticas. A presença da planta em grande quantidade somada às evidências de que haviam sido consumidas, os sinais clínicos apresentados pelos caprinos e as lesões histológicas presentes foram as principais informações que determinaram o diagnóstico de intoxicação por Sida carpinifolia. Essa planta deve ser incluída na relação das plantas tóxicas que podem causar mortalidade de herbívoros no estado do Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











