Análise microbiológica de caldos de cana comercializados em Curitiba, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i4.38829Palavras-chave:
ambulantes, garapa, microbiologia de alimentosResumo
O objetivo do estudo foi determinar as condições higiênico-sanitárias de caldos de cana comercializados em Curitiba, Paraná. Nos meses de setembro e outubro de 2014, foram coletadas e pesquisadas amostras provenientes de 49 pontos de venda, distribuídos em 21 bairros da cidade. Foram realizadas a contagem de bolores e leveduras, mesófilos aeróbicos, coliformes totais e fecais, Escherichia coli e Salmonella sp. Também foi realizada a análise de perigos físicos. O índice de contaminação com bolores e leveduras variou de 0,56 a 5,63 Log.UFC.mL-1 e para mesófilos aeróbicos oscilou entre 0,65 a 6,54 Log.UFC.mL-1. A presença de coliformes totais acima do limite estabelecido pela normativa vigente, 2 Log.UFC.mL-1, foi detectada em 34,04% (16/47) e para coliformes fecais este índice foi 10,64% (5/47). Apenas 4,26% (2/47) das amostras estavam contaminadas com E. coli, ao passo que não foi detectada (0/47) a presença de Salmonella sp. foi encontra a presença de fibras sintéticas em caldos de canas comercializados por 4,26% (2/47) dos pontos de venda. Os resultados observados no presente estudo apontam para a ocorrência de déficits higiênico-sanitários no processo de produção do caldo de cana comercializado na cidade de Curitiba-PR. A constatação de diversas amostras contaminadas colocam em risco a saúde do consumidor, pois o produto pode ser uma fonte de patógenos causadores de DTAs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.