PARÂMETROS ELETROCARDIOGRÁFICOS DE NOVILHAS DA RAÇA JERSEY
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i4.36124Palavras-chave:
clínica, cardiologia, ruminantes.Resumo
O presente estudo objetivou estabelecer um padrão eletrocardiográfico para bovinos da raça Jersey. Para isso, foram realizados eletrocardiogramas de 50 novilhas da raça Jersey com idade média de dois anos e peso médio de 263,8 ± 41,2 kg. Os traçados eletrocardiográficos foram obtidos utilizando-se a técnica de derivação de membros ou plano frontal, para avaliação do ritmo, eixo elétrico, frequência cardíaca, mensuração da duração e amplitude de ondas e intervalos, bem como avaliar a morfologia das ondas. O ritmo cardíaco encontrado em todos os animais foi o ritmo sinusal normal. A maioria dos animais (72%) apresentou eixo elétrico no intervalo de +120º a +180º. A frequência cardíaca média foi de 79,2 ± 8,9 batimentos por minuto. A onda P apresentou duração média de 0,06 ± 0,02 s e amplitude de 0,08 ± 0,05mV. Na maioria dos animais (82%), a morfologia encontrada foi única positiva, ao passo que em 18% das novilhas encontrou-se onda P bífida. O intervalo PR apresentou duração de 0,18 ± 0,03 s. O complexo QRS teve duração de 0,11 ± 0,02 s, a onda Q teve amplitude de 0,24 ± 0,18 mV, a onda R, de 0,18 ± 0,11 mV, enquanto que a onda S geralmente esteve ausente. A onda T esteve presente, porém variou bastante, tanto em duração, amplitude e morfologia. A duração média do intervalo QT foi de 0,36 ± 0,04 s. Assim, pôde-se concluir que a técnica de derivação de membros é fácil de ser executada e adequada para a raça, o que garantiu a padronização dos parâmetros eletrocardiográficos para a raça Jersey.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











