HISTOPATHOLOGY ASPECTS AND FIBROSIS EVALUATION OF BOVINE NATURALLY INFECTED LIVERS BY Fasciola hepatica
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i1.32506Palavras-chave:
bovinos, Fasciola hepatica, fasciolose, fígadoResumo
Fasciolose é uma zoonose que infecta especialmente os ruminantes e os danos ao fígado causado pela infecção crônica pelo parasito são graves. Objetiva-se com este estudo avaliar os achados histopatológicos no fígado de bovinos naturalmente infectados com Fasciola hepatica, bem como propor a classificação de lesão hepática causada por essa doença baseado na inflamação crônica e fibrose. Foram utilizados fragmentos do lobo direito e esquerdo de 100 fígados bovinos com fasciolose. Os fragmentos foram submetidos a processamento histológico e coloração com HE e Tricrômico de Masson. A classificação das lesões foi realizada por meio da atribuição de uma classificação gradual de I a III, de acordo com a intensidade das alterações inflamatórias e fibróticas. As lesões mais prevalentes foram a proliferação do ducto biliar, infiltração de células mononucleares, arteriosclerose e fibrose periportal e periductal. Lesões fibróticas foram mais intensas do que a inflamação e 45% das amostras pertenciam à categoria II, seguido de 39% na categoria I e 16% na categoria III. A proposta de categorização histopatológica da lesão hepática em fasciolose crônica em bovinos naturalmente infectados provou ser um método valioso de avaliação microscópica, uma vez que permite determinar a evolução da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











