FITOQUÍMICA E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA PRELIMINAR DO EXTRATO AQUOSO DE Tynanthus micranthus Corr. Méllo ex K. Schum: UM EXEMPLO DA CAPACIDADE PREDITIVA E DOS CUSTOS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS FARMACÊUTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i1.31179Palavras-chave:
Bignoniaceae, plantas medicinais, teste hipocrático.Resumo
Os produtos naturais têm servido de inspiração para o desenvolvimento de vários produtos pela indústria farmacêutica local e mundial. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a atividade farmacológica preliminar do extrato aquoso das folhas secas de Tynanthus micranthus, usando o teste hipocrático em camundongos, como uma ferramenta para direcionar estudos farmacológicos futuros, bem como avaliar os custos envolvidos na execução deste estudo. AT. micranthus Corr. Méllo ex K. Schum, conhecida popularmente como cipó-cravo, é facilmente encontrada na região Noroeste do Estado do Paraná, Brasil, sendo utilizada pela população como calmante e analgésica. No entanto, existem poucos trabalhos científicos com esta espécie vegetal. O cálculo do custo contábil foi realizado para simular o valor gasto por uma empresa privada na realização destas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. Nossos resultados mostram que além do baixo custo, o teste hipocrático proporciona resultados importantes para a decisão da via de administração, toxicidade aguda, efeitos com altas doses e por diferentes vias, além de fornecer informações sobre a latência para os efeitos observados. Com essas informações e uma análise fitoquímica mais aprofundada, isolando e identificando os compostos majoritários, é possível avaliar na literatura a relação composto x atividade farmacológica direcionando de forma mais assertiva as pesquisas a serem realizadas. De maneira geral, apresentamos dados inéditos da espécie estudada (T. micranthus), mostrando uma estratégia de triagem farmacológica simples e de baixo custo para a pesquisa de plantas medicinais nativas que apresentem informações restritas na literatura e que possam servir para o desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











