Uso da casquinha de milho para coelhos em crescimento
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i4.30708Palavras-chave:
alimento alternativo, cunicultura, feno de alfafa, pericarpo de milhoResumo
Para equilíbrio eficiente dos alimentos completos para coelhos é fundamental que se pesquise o valor nutricional dos ingredientes alternativos bem como a capacidade de substituição dos ingredientes tradicionais. Esse trabalho objetivou avaliar o efeito da substituição do feno de alfafa pela casquinha de milho (pericarpo), bem como determinar o valor nutricional deste subproduto agroindustrial para coelhos em crescimento. Para avaliação do desempenho produtivo, foram utilizados 30 animais da raça Nova Zelândia Branca, no período de 35 a 72 dias de idade, distribuídos em cinco tratamentos, sendo uma dieta referência, e quatro dietas com níveis crescentes de substituição do feno de alfafa pela casquinha (25, 50, 75 e 100%). Para determinação do valor nutricional realizou-se ensaio de digestibilidade, utilizando-se 18 coelhos da raça nova Zelândia branca, na qual receberam uma dieta referência e outra dieta teste, onde a casquinha substituiu 20% da ração referência, sendo determinados os valores de energia digestível (ED) e proteína digestível (PD). Não foram observadas diferenças significativas para o peso final, ganho de peso diário e consumo de ração. A conversão alimentar foi melhorada a partir da inclusão da casquinha, havendo efeito linear decrescente (P<0,01). O melhor valor para conversão alimentar foi observado no nível de 100% de inclusão de casquinha de milho. Verificou-se que a casquinha apresenta 1.832,9 kcal de ED/Kg e 2,32% de PD, sendo esses valores expressos em base de matéria seca. A casquinha de milho pode substituir o feno de alfafa nas rações para coelhos em crescimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.