EFICÁCIA DE SOLUÇÕES DESINFETANTES NA ELIMINAÇÃO DE FUNGOS DE IMPORTÂNCIA MÉDICA E VETERINÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v18i1.26134Palavras-chave:
hipoclorito de sódio, digluconato de clorexidina, leveduras, dermatófitos, Aspergillus sppResumo
Programas de higiene e desinfecção são essenciais no controle ambiental de agentes fúngicos potencialmente patogênicos aos homens e animais, dessa forma objetivou-se avaliar a ação antifúngica do hipoclorito de sódio 4% e digluconato de clorexidina 6,6% em doze isolados fúngicos. Foram testados fungos isolados do ambiente e de casos clínicos como Aspergillus spp, Candida spp, Microsporum spp, Malassezia pachydermatis, Cryptococcus neoformans e Sporothrix schenckii. Foram utilizadas as técnicas de microdiluição em caldo e difusão em ágar conforme protocolos descritos pelo Clinical Laboratory Standard Institute (CLSI) com adaptações para agentes químicos. Todos os isolados foram sensíveis a concentrações inferiores a recomendada pelo fabricante do digluconato de clorexidina (6,6%) com CIM e CFM entre ≤0,42 a 1,68%. Para o hipoclorito de sódio, 58,3% dos isolados foram resistentes a concentração recomendada pelo fabricante (4%) apresentando CIM e CFM entre 2 e >8%. O digluconato de clorexidina apresentou maiores zonas de inibição do que o hipoclorito de sódio, com halos de até 31mm de diâmetro. A clorexidina demonstrou ação fungicida em baixas concentrações sendo eficaz na eliminação de fungos filamentosos e leveduriformes de importância médica e veterinária, enquanto o hipoclorito de sódio somente obteve esta ação em altas concentrações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











