EFEITO DO EXTRATO DE OXICOCO NO TRATAMENTO DE INFECÇÔES DO TRATO URINÁRIO EM PORCAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v17i2.20697Keywords:
acidificante urinário, contagem bacteriana, Escherichia coli, pH, urináliseAbstract
RESUMO: O experimento consistiu na avaliação da eficácia de um produto comercial a base de extrato de oxicoco (pHD® - Biomin LTDA) no tratamento de infecções do trato urinário (ITU) em porcas. Foram utilizadas 42 porcas, com idade gestacional variando entre 50 e 70 dias, portadoras ou não de ITU. Os animais sadios foram diferenciados dos animais afetados mediante resultados de urinálise e urocultivo. O ensaio foi composto por: porcas com ITU que receberam o produto a base de extrato de oxicoco na ração por um período de 14 dias; porcas negativas para ITU (controle negativo); e porcas positivas para cistite (controle positivo). Foram coletadas amostras de urina nos dias zero, sete e 14 dias após o início do tratamento. Realizou-se urinálise completa dessas amostras, avaliação da densidade, do pH, contagem bacteriana e isolamento bacteriano. A E. coli foi o agente mais freqüente no isolamento bacteriano (90,62%). Os resultados demonstraram que o produto a base de extrato de oxicoco foi eficaz em promover redução do pH urinário, porém não interferiu em mais nenhum dos outros parâmetros avaliados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











