EFICÁCIA DE SUBSTITUTOS DO PARAFORMALDEÍDO NA DESINFECÇÃO DOS NINHOS DE MATRIZES DE FRANGO DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i3.20563Palavras-chave:
aluminosilicato de cálcio, clorofenol, eclodibilidade, mortalidade embrionária, redução microbianaResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a possibilidade de substituição do paraformaldeído na desinfecção de ninhos de matrizes de frango de corte. Os tratamentos foram compostos por três diferentes produtos, o clorofenol, o paraformaldeído e aluminosilicato potencializado associado a ácidos orgânicos, distribuídos na forma de polvilhamento na maravalha dos ninhos. Foi efetuada a avaliação microbiológica da desinfecção dos ninhos realizada na granja de produção de ovos (bactérias totais e bolores e leveduras) e análise de eclodibilidade e embriodiagnóstico no incubatório. Os resultados microbiológicos não apresentaram diferença significativa entre as médias dos tratamentos. Os índices de eclodibilidade encontrados foram de 85,71% para o paraformaldeído, 85,28% para o clorofenol e 83,99% para o aluminosilicato. Os resultados do embriodiagnóstico dos ovos não eclodidos indicaram maiores índices de mortalidade embrionária, precoce e intermediária, em ovos desinfetados com paraformaldeído, evidenciando sua toxicidade. Os melhores resultados de eficiência na redução da contaminação microbiana e de eclodibilidade foram observados com a utilização do clorofenol.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











