IMPACTO DE ENZIMAS SOBRE A DIGESTIBILIDADE DA SOJA DESATIVADA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i2.19396Palavras-chave:
complexo enzimático, composição nutricional, energia metabolizável, granulometria,Resumo
Objetivou-se neste experimento avaliar o impacto da adição de um complexo enzimático nos valores de energia metabolizável e dos coeficientes de digestibilidade do extrato etéreo e nitrogênio da soja integral desativada com diferentes granulometrias em frangos de corte. Foram utilizados 100 frangos, machos, com peso médio de 620g. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2(com e sem complexo enzimático) x 2(granulometrias), com quatro tratamentos e cinco repetições de cinco aves cada. Foram determinados os valores de energia metabolizável (EM), os coeficientes de digestibilidade do extrato etéreo, nitrogênio e aminoácidos da soja integral desativada. A granulometria e a adição do complexo enzimático não influenciaram (P>0,05) a digestibilidade dos aminoácidos e o coeficiente de digestibilidade do nitrogênio. A soja integral desativada de menor granulometria (0,650mm) apresentou maior coeficiente de digestibilidade do extrato etéreo. A adição do complexo enzimático promoveu aumento nos valores de EMA e EMAn quando utilizada soja desativada com granulometria 0,650 mm. A adição de complexo melhorou o coeficiente de digestibilidade da metionina independente da granulometria e de metionina+cistina com a maior granulometria (1,250 mm).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.