ASPECTOS MACROSCÓPICOS E HISTOLÓGICOS DA MUCOSA GÁSTRICA DE RATOS WISTAR E SUA UTILIZAÇÃO EM MODELO DE ÚLCERAS GÁSTRICAS

Autores

  • Camilo Amaro de Carvalho União de Ensino Superior de Viçosa
  • Kenner Moraes Fernandes Universidade Federal de Viçosa
  • Sérgio Luis Pinto da Matta Universidade Federal de Viçosa
  • Claudio César Fonseca
  • Rogério Pinto
  • Leandro Licursi de Oliveira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v16i1.17926

Palavras-chave:

anatomia, <i>Rattus norvergicus</i>, patologia veterinária, anatomy, veterinary pathology

Resumo

A busca de novos fármacos e o uso de experimentação animal tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento da saúde, da ciência e tecnologia, promovendo ao longo dos anos a descoberta de medidas profiláticas e tratamentos de enfermidades que acometem os seres humanos. Animais de várias espécies têm sido utilizados desde os primórdios da civilização para o desenvolvimento científico, mas dentre todos os modelos experimentais aos quais podem ser induzidas úlceras gástricas, o rato Wistar, inquestionavelmente, é o mais utilizado. O objetivo deste trabalho foi realizar uma descrição anatômica e histológica do estômago de ratos Wistar os quais foram descritos. Anatomicamente, o estômago do rato Wistar (Rattus norvergicus) está localizado na cavidade abdominal sob a linha mediana ventral, na porção esquerda, caudal ao fígado. Este órgão pode ser dividido em duas regiões glandular e aglandular. Estas regiões estão separadas pela margem pregueada que faz divisão entre o epitélio estratificado pavimentoso queratinizado que reveste a porção aglandular e o epitélio simples cúbico de revestimento da região glandular.  A porção aglandular se estende do esôfago até a margem pregueada, já a região glandular encontra-se com o corpo e antro pilórico. A descrição anatômica e histológica, aliada a dados bioquímicos e fisiológicos, são de suma importância na pesquisa científica e na busca de novos fármacos.  Deste modo, este trabalho poderá contribuir para o aprimoramento de estudos que visam a utilização de ratos Wistar como modelo experimental de úlceras gástricas.

Biografia do Autor

Camilo Amaro de Carvalho, União de Ensino Superior de Viçosa

Doutorando em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Glicoimunologia e Virologia Molecular. Mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Histologia. Farmacêutico, prof. do curso de Farmácia da UNIVIÇOSA, onde ministra as disciplias de Farmacodinâmica, química Farmacêutica, Farmacognosia e Farmacobotânica.

Leandro Licursi de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto Junto ao Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Virologia, Parasitologia e Micologia, atuando principalmente em interação parasito-hospedeiro, purificação de proteínas e glicobiologia.

Downloads

Publicado

2011-08-26

Como Citar

de Carvalho, C. A., Fernandes, K. M., da Matta, S. L. P., Fonseca, C. C., Pinto, R., & de Oliveira, L. L. (2011). ASPECTOS MACROSCÓPICOS E HISTOLÓGICOS DA MUCOSA GÁSTRICA DE RATOS WISTAR E SUA UTILIZAÇÃO EM MODELO DE ÚLCERAS GÁSTRICAS. Archives of Veterinary Science, 16(1). https://doi.org/10.5380/avs.v16i1.17926

Edição

Seção

Short Communications