OCORRÊNCIA DE Lawsonia intracellularis, Brachyspira hyodysenteriae E Salmonella sp. EM SUÍNOS COM DIARREIA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i4.17415Palavras-chave:
Brasil, suinocultura, doença entérica, PCR, Brazil, swine, enteric deseasesResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar a presença de Lawsonia intracellularis, Salmonella sp. e Brachyspira hyodysenteriae em fezes de suínos com diarreia oriundos da mesorregião norte do Estado de Mato Grosso (MT). Para isso, foi realizada a coleta de suabes retais de 147 animais na fase de crescimento/terminação de quatro municípios do estado. A técnica utilizada foi a Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR). Foi observado que 34,69% (51/147) dos animais foram positivos para pelo menos um dos agentes pesquisados. A L. intracellularis foi a bactéria mais observada com 20,41% dos animais positivos, seguido da Salmonella sp. (14,29%) e B. hyodysenteriae (3,40%). O presente trabalho demonstrou a presença dos principais agentes enteropatogênicos (L. intracellularis, Salmonella sp. e B. hyodysenteriae) em suínos com sintomatologia clínica de diarreia na região. No entanto, são necessários outros estudos para descrever a real importância desses agentes na ocorrência de distúrbios entéricos em suínos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











