TWO DIFFERENT BREEDER AGES AND TWO PERIODS OF POST-HATCHING FASTING ON IMMUNITY OF BROILERS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i3.15358Palavras-chave:
antibodies, immune response, Newcastle, anticorpos, resposta imuneResumo
Neste experimento ovos férteis oriundos de matrizes de uma mesma linhagem genética, mas com idades distintas (30 e 60 semanas), foram incubados sob condições rotineiras. Após a eclosão, as aves foram sexadas, selecionadas, e alocadas em quatro grupos. Dois destes grupos receberam ração logo após o alojamento, enquanto os outros grupos foram submetidos a jejum de 12 horas. Foram realizadas colheitas de sangue no momento do alojamento e semanalmente no decorrer do experimento. Os títulos de anticorpos para as doenças de Newcastle, Gumboro e Bronquite Infecciosa foram avaliados. Também foi avaliado o efeito destas duas variáveis sobre a resposta local à aplicação subcutânea de um veículo vacinal oleoso e sobre a presença e severidade de lesões macroscópicas nos órgãos do sistema digestório aos 19 e 30 dias de idade. Somente os títulos de anticorpos contra a doença de Newcastle, medidos aos sete dias, foram afetados pelo período de jejum de 12 horas. Nem o período de jejum nem a idade de matrizes afetaram a severidade das lesões macroscópicas no sistema respiratório e digestório aos 19 e 30 dias de idade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











