PISCICULTURA SUPERINTENSIVA ASSOCIADA À HIDROPONIA EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA

Autores

  • Leandro Zuccolotto Crivelenti Universidade Federal de Uberlândia
  • Sofia Borin Universidade Federal de Uberlândia
  • Noé Ribeiro da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v14i2.13365

Palavras-chave:

Lactuca sativa, Oreochromis niloticus, produção, production

Resumo

O avanço da tilapicultura no mundo está levando a intensificação do descarte de efluentes no ambiente e acarretando sérios riscos à natureza. No entanto, integrando-se piscicultura superintensiva, recirculação de água e hidroponia, tais resíduos deixam de ser descartados, sendo então reaproveitados pelos vegetais. Com este intuito, objetivou-se com este trabalho avaliar o crescimento de tilápias Oreochromis niloticus e alfaces hidropônicas (Lactuca sativa), bem como, analisar paralelamente a qualidade da água a fim de validar a integração piscicultura intensiva e hidroponia, sem o uso de fertilizantes, em sistema de recirculação fechada com uso de biofiltro externo. As qualidades físico-químicas da água foram mantidas adequadas durante todo período experimental. Foram obtidos valores satisfatórios quanto ao ganho de peso, pesagem final, conversão alimentar e sobrevivência dos peixes, os quais apresentaram comprimento e peso final médio de, respectivamente, 17,6 cm e 100,2 g, em uma densidade de 130 peixes/m3. O consumo de ração total foi de 4760 g e a conversão alimentar foi de 0,5. Obteve-se 43 pés de alfaces, com diâmetro médio de 33,6 ± 5,9 cm e peso de 158,33 ± 49,19g. Conclui-se que o sistema desenvolvido pode assegurar um desenvolvimento sustentável e otimizado na atividade aquática, racionalizando o uso da água através da integração do sistema hidropônico.

Biografia do Autor

Leandro Zuccolotto Crivelenti, Universidade Federal de Uberlândia

Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (MG). Fez residência em Clínica Médica e Cirurgica de Pequenos Animais da Universidade de Franca - UNIFRAN (SP). Pós-graduando em Medicina Veterinária na UNESP câmpus de Jaboticabal. Atuação e experência em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Acupuntura, Medicina de Animais Selvagens e Aquicultura.

Sofia Borin, Universidade Federal de Uberlândia

Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MG. Fez residência em Clínica Médica de Pequenos Animais da Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Julio de Mesquita Filho" campus de Jaboticabal, SP, sob orientação da Professora Dra. Mirela Tinucci Costa; e atualmente pós-graduanda em Medicina Veterinária na mesma instituição.Tem experiência na área de Clinica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Medicina de Animais Selvagens e Aqüicultura.

Noé Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Médico Veterinário, Professor Dr. em aquicultura na Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Downloads

Como Citar

Crivelenti, L. Z., Borin, S., & Silva, N. R. da. (2009). PISCICULTURA SUPERINTENSIVA ASSOCIADA À HIDROPONIA EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA. Archives of Veterinary Science, 14(2). https://doi.org/10.5380/avs.v14i2.13365

Edição

Seção

Short Communications