ANÁLISE DOS RUÍDOS RESPIRATÓRIOS DE CAVALOS ATLETAS NO DIAGNÓSTICO DA HEMIPLEGIA DE LARINGE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i3.13134Palavras-chave:
cartilagem aritenóide, vias aéreas superiores, decibéis inspiratóriosResumo
A hemiplegia de laringe é uma das principais afecções das vias aéreas superiores nos cavalos. Pesquisas de novos métodos para determinar o efeito dos diferentes graus de hemiplegia na performance atlética de cavalos têm sido realizadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficiência da análise dos ruídos respiratórios no diagnóstico da hemiplegia de laringe, durante a atividade física intensa em condições reais de exercício em pista. Foram utilizados dez cavalos divididos em três grupos: animais saudáveis (controle), animais induzidos experimentalmente a hemiplegia de laringe (HLI), e animais naturalmente acometidos pela doença (HL). A gravação do áudio foi realizada através de sonda intranasal, posicionada na faringe, contendo microfone conectado a um gravador digital, cujos dados foram posteriormente transferidos para um computador e analisados. Os decibéis inspiratórios máximos dos Grupos HLI e HL demonstraram diferença significativa quando comparados ao grupo controle, e os demais dados avaliados não apresentaram diferenças significativas. A amplitude máxima dos decibéis inspiratórios mostrou ser significativamente diferente nos animais com hemiplegia de laringe natural e induzida, podendo desta forma ser utilizada no diagnóstico da interferência da hemiplegia de laringe no desempenho atlético de cavalos em condições de campo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











