DINÂMICA POPULACIONAL E DISTRIBUIÇÃO CORPORAL DAS LARVAS DE Dermatobia hominis (LINNAEUS Jr., 1781) EM BOVINOS DA RAÇA NELORE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i2.12889Palavras-chave:
Dermatobia hominis, nódulos, berne, flutuação populacionalResumo
O objetivo deste experimento foi conhecer a epidemiologia e a bioecologia de larvas de D. hominis na região sul do estado do Mato Grosso do Sul. Foram utilizadas 12 fêmeas bovinas da raça Nelore, com aproximadamente 18 meses, criadas em regime extensivo. Durante doze meses, os animais foram recolhidos mensalmente à mangueira onde, pela inspeção e palpação, os nódulos cutâneos eram contados e mapeados conforme sua distribuição corpórea. Neste período, um total de 294 nódulos cutâneos foram observados, sendo a paleta a região corpórea mais parasitada (24,52%), seguida das costelas (15,64%) e do flanco (13,60%). A região anterior dos animais apresentou 71,09% das larvas observadas. A flutuação populacional das larvas de D. hominis registrou um número máximo nos meses do verão, onde foram observados 80,26% dos nódulos, com nítida influência da temperatura sobre esses piques populacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











