CONTROLE DE Alphitobius diaperinus (Panzer) (Coleoptera: Tenebrionidae) EM INSTALAÇÕES PARA FRANGOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v14i4.12282Palavras-chave:
avicultura, cascudinho, eficácia, Sacharopolyspora spinosa, Spinosad, beetles, efficacy, poultryResumo
Em busca de uma nova alternativa para o controle do Alphitobius diaperinus, (Cascudinho) avaliou-se, neste estudo, a ação do Spinosad aplicado em duas concentrações (250 ppm e 400 ppm) e duas dosagens (0,05L/m2 e 0,1L/m2), em instalações de frango de corte infestadas naturalmente por este coleóptero. Avaliações da infestação foram realizadas por capturas de coleópteros com armadilhas, em intervalos semanais até 49 dias após o tratamento. A partir dos resultados do número de adultos e/ou estágios larvais presentes nos grupos controle e tratados foram calculados os percentuais de eficácia dos tratamentos. O Spinosad, na concentração de 250 ppm, aplicado na dose de 0,1 L/m2, foi considerado ineficaz no controle de cascudinhos, porém na concentração de 400 ppm e dose de 0,05 L/m2 apresentou elevada eficácia e período residual curto. A dose de 0,1 L/m2 de Spinosad na concentração de 400 ppm proporcionou entre os tratamentos a maior eficácia contra os coleópteros e foi o único tratamento que apresentou, já no sétimo dia pós-tratamento, 100% de mortalidade das larvas de A. diaperinus.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.