INTERAÇÃO ENTRE IDADE DA MATRIZ E PESO DO OVO NO DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i3.11932Palavras-chave:
fatorial, incubação, matrizes pesadas, rendimento de carcaçaResumo
Existem vários fatores que podem afetar o desempenho e rendimento dos frangos de corte, independentemente dos níveis nutricionais utilizados nas dietas, como a idade da matriz e o peso do ovo. Neste trabalho, foram avaliados os possíveis efeitos que a idade da matriz e o peso do ovo à incubação exercem sobre o desempenho zootécnico e rendimento de carcaça de frangos de corte. As aves foram distribuídas em um delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 3 (ovos provenientes de matrizes de 3 diferentes idades: 30, 48 e 60 semanas, e de 3 categorias de pesos: leves, médios e pesados). As variáveis analisadas foram consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar aos 7, 21, 35 e 42 dias e rendimento de carcaça (rendimento de peito, pernas e gordura abdominal) aos 42 dias de idade. Não houve interação significativa entre os fatores idade da matriz e peso do ovo. Frangos provenientes de matrizes jovens (30 semanas de idade) apresentaram piores resultados de consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar à primeira semana de idade, sendo que este efeito não se mantém até a idade de abate. Houve maior consumo de ração de frangos provenientes de ovos pesados aos 7 dias de idade. Conclui-se que não existe interação entre idade da matriz e peso dos ovos sobre desempenho zootécnico e rendimento de carcaça em frangos de corte.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











