ESTUDO RETROSPECTIVO DO MASTOCITOMA CANINO NO SERVIÇO DE CIRURGIA DE PEQUENOS ANIMAIS - HOSPITAL VETERINÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v13i3.11667Palavras-chave:
tumor dos mastócitos, cão, estudo retrospectivoResumo
O mastocitoma é uma das neoplasias cutâneas mais freqüentes em cães, possuindo comportamento biológico variado. Poucos estudos avaliam a epidemiologia desta neoplasia no Brasil. Este estudo avaliou 260 casos de mastocitoma em cães atendidos no Serviço de Cirurgia de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, no período de 2000 a 2007. Destes, 139 animais do gênero masculino e 121 do feminino, cuja média de idade foi de 8,5 anos. Os animais sem raça definida representaram 26,15% (n=68) e 73,85% eram cães com raça definida. Destes 101 (52,6%) eram da raça Boxer e os outros 91 cães eram de diferentes raças, sendo Labrador, Pinscher, Dachshund, Fox paulistinha, as com maior ocorrência. Não foi verificada predisposição sexual relacionada à ocorrência do mastocitoma em cães. Observou-se uma ampla faixa etária acometida, porém com uma maior incidência em animais idosos. A maioria dos animais (48%) foi classificada como mastocitoma grau II, sendo a taxa de recidiva também maior entre os tumores de grau intermediário. A maioria dos animais apresentou uma sobrevida total maior de um ano, após os tratamentos diversos, como cirurgia, quimioterapia ou as duas terapias combinadas, porém 54% dos animais já evoluíram para o óbito neste período de 7 anos, sendo que a maioria dos óbitos ocorreu dentro de um período de um ano após o início do tratamento, demonstrando a alta malignidade desta neoplasia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











