In vitro study of the efficacy of Limonene against Bovicola ovis (Schrank, 1781)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v30i3.98954

Keywords:

ectoparasito; ovinos; piolho; produtos naturais; resistência parasitária

Abstract

Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia in vitro do limoneno sobre piolhos Bovicola ovis. Para isso, 900 piolhos foram distribuídos entre diferentes grupos experimentais e expostos às concentrações de 800, 400, 200, 100, 50, 25 e 12,5 mg/ml do limoneno. Como controle positivo (CP), foi utilizada a cipermetrina, enquanto o grupo não tratado (GNT), não recebeu tratamento. A eficácia do limoneno foi analisada utilizando o software estatístico SPSS versão 23.0. Os resultados foram expressos como média ± desvio padrão, e as concentrações efetivas para 50% (CE₅₀) e 90% (CE₉₀) foram determinadas com um intervalo de confiança de 95%. Ocorreu mortalidade dos piolhos em todos os grupos experimentais e tempos testados e a partir da primeira até a terceira hora do experimento, as concentrações de 800, 400 e 200 mg/ml demonstraram eficácia igual na eliminação dos parasitos, que foi superior em comparação com as demais concentrações testadas. As concentrações de 50, 25, 12,5mg/ml e grupo não tratado (GNT), obtiveram a menor eficácia mesmo após 24 horas de teste, e o controle positivo (GCP) demonstrou eficácia semelhante às das concentrações de 800, 400 e 200 mg/ml do limoneno, a partir da terceira hora de ação. A concentração efetiva (CE) média do limoneno foi obtida após 6 horas do experimento, e correspondeu a 170,9 mg/ml e 331,3 mg/ml para CE₅₀ e CE₉₀, respectivamente. Com isso, o limoneno demonstrou eficácia in vitro contra B. ovis, indicando seu potencial como alternativa aos ectoparasiticidas convencionais.

Author Biographies

Ruana Rafaela Lira Torquato Paiva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

FotoPossui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2019), especialização em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos (2024) e mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2024). Atualmente, é doutoranda em Ciência Animal, com área de concentração em Sanidade e Produção Animal. Desde 2020, atua como servidora pública na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) de Lajes-RN, com foco em inspeção, produção e sanidade animal

Antônia Aniellen Raianne Moisés Aguiar, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Zootecnista pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (2019). É Servidora Pública, atuando como Técnica de Laboratório (LABEZoo) e Chefe de Seção de Laboratórios de Apoio à Pesquisa (SLAP) na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).Na graduação foi monitora da disciplina de Parasitologia Zootécnica e participou como bolsista e voluntária em projetos de pesquisa na área de Parasitologia Animal com ênfase na avaliação de produtos naturais como métodos alternativos de controle de ectoparasitos e resistência aos fármacos. Mestre (2022) em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/UECE), onde trabalhou com avaliação anti-helmíntica de produtos naturais. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA/UFCG), com pesquisa focada em nematódeos de pequenos ruminantes e métodos alternativos de controle de helmintoses. Participa como membro dos grupos "Biotecnologia aplicada ao diagnóstico, controle e profilaxia de patógenos de animais" e "Ectoparasitos e Endoparasitos de Animais" que desenvolvem pesquisas com foco no avanço em biotecnologias que auxiliem o diagnóstico, controle e profilaxia de enfermidades parasitárias e infecciosas que acometem os animais no Semi-árido da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Possui interesse em áreas de pesquisa relacionadas a produção e sanidade animal com enfoque nas doenças parasitárias dos animais domésticos e de produção. 

Caio Michel De Morais Rolim, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA - 2022). Experiencia nas áreas de Clinica Médica de Cães e Gatos e Parasitologia Animal. Já desempenhou atividades como monitor da disciplina de Parasitologia Animal; atividades laboratoriais, com ênfase no diagnóstico de ecto e endoparasitos dos animais domésticos. 

Aksa Ingrid Vieira Batista, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), colaboradora do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS-UFERSA) e do Grupo de Pesquisa em Parasitologia Animal da mesma universidade. Atuante como Médica Veterinária de Pets Não Convencionais na Espaço Pet Clínica Veterinária em João Pessoa-PB. Pós-graduanda em Clínica Médica e Cirúrgica de ANimais Silvestres e Exóticos. Associada à Associação Brasileira de Veterinários de Animais Silvestres (ABRAVAS). Autora do e-book Parasitologia em Animais Silvestres. Possuiu e possui experiência e linhas de pesquisa relacionadas a Medicina de Animais Silvestres e Exóticos, com ênfase em Clínica e Parasitologia. E-mail: aksaingridmv@gmail.com

Maria Heloisa Pontes de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, patrimônio histórico e são rafael. Atualmente é graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, e tem como foco as ciências biológicas.

Fernando Lucas Monteiro Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2023). Durante a graduação foi monitor da disciplina de Patologia Clínica Veterinária, foi também bolsista de Iniciação científica do laboratório de Parasitologia Animal e realizou estágios nas áreas de Patologia Clínica e Clínica Médica de Pequenos Animais.

Josevania Noronha Maia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Médica Veterinária, condecorada com a Láurea Acadêmica, pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mestranda em Ciência Animal (classificando-se em primeiro lugar geral no processo seletivo), desenvolvendo pesquisa acerca do uso do plasma atmosférico frio no tratamento de Cistite Idiopática. Atuou como estagiária dos setores clínico e cirúrgico do Hovet-Ufersa; na Clínica AMPARA e no Hospital Veterinário Quatro Patas (onde atualmente é plantonista). Foi membro do Grupo de Estudos em Pequenos Animais (GEPA) da Ufersa, tendo se destacado na atuação com felinos (Felis catus). Graduada em História (UECE), pós-graduada em Psicopedagogia (URCA), com 12 anos de experiência em docência. Em constante crescente, busca manter-se atualizada, estudando e praticando os conhecimentos teóricos adquiridos, trocando experiências com colegas profissionais da sua área e aplicando seu conhecimento em prol de causas sociais.

Wesley Adson Costa Coelho, FACENE

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2006) com mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2009) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2015). Atualmente é professor - Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitologia animal, Bioestatística, Fitoterapia, saúde pública e epidemiologia.

Weibson Paz Pinheiro Andre, UNINTA

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA/2014), especialista em Saúde Pública pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR/2017), mestre e doutor em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará - PPGCV/UECE (CONCEITO CAPES: 6). Foi professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Cisne de Quixadá (2019) e Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) (2020-2022). Foi preceptor do setor de clínica médica de cães e gatos do Hospital Veterinário da UNILEÃO (2021-2023). Foi professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2019-2024) e Universidade Federal do Cariri (UFCA) (2023-2024). Atualmente é professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNINTA Fortaleza. Tenho experiência na área de medicina veterinária preventiva (Doenças parasitárias e infecciosas dos animais domésticos), saúde única, toxicologia e terapêutica veterinária, clínica médica de cães e gatos. (Texto informado pelo autor)

Tainá Gabrielle de Melo Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho(2019). Tem experiência na área de Biologia Geral. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Josivania Soares Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui Doutorado em Ciência Animal com área de concentração em Sanidade e Produção Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) (2015). Mestrado em Ciência Animal com área de concentração em Sanidade e Produção Animal pela UFERSA (2011). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é docente adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) onde ministra as disciplinas de Parasitologia Animal, no Curso de Medicina Veterinária e Parasitologia Zootécnica, no curso de Zootecnia. É coordenadora do Laboratório de Parasitologia Animal (LPA/CCBS-UFERSA). É membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais em pesquisa da UFERSA. Atua como Revisora do Periódico Acta Veterinária Brasílica, Revista Ciência Animal e Frontiers in Veterinary Science, section Parasitology. Tem como linha de pesquisa a Parasitologia com ênfase em Ectoparasitos e Endoparasitos de Animais.

References

ADENUBI, O. T, et al. Chemical composition and acaricidal activity of Eucalyptus globulus essential oil against the vector of tropical bovine piroplasmosis, Rhipicephalus (Boophilus) annulatus. Exp Appl Acarol, v. 83, n. 2, pag. 301-312. 2021. DOI: 10.1007/s10493-020-00578-z.

AGUIAR, A. A. R. M, et al. In vitro efficacy of Carapa guianensis Aubl. (Meliaceae) oil on Damalinia (Bovicola) ovis Schrank (1781). Acta Veterinaria Brasilica, v, 15, n. 4, 330-334, 2021. DOI: 10.21708/avb.2021.15.4.10142

ANDRADE, F. G; e MORELLI, F. C. G. Ectoparasitas em ruminantes – revisão de literatura. Journal MedVet Science, v. 2, n. 3, pag. 13-18, 2020.

BENELLI, G, et al. Control of biting lice, Mallophaga - a review. Acta Trop, v. 177, pag, 211-219, 2018. DOI: 10.1016/j.actatropica.2017.05.031.

BEZERRA, A. D. S. et al. Ectoparasitos em caprinos e ovinos no município de Mossoró, Rio Grande do Norte. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 110–116, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.3800.

BRUDNIEWSKI, A, et al. Citronela, Neen e Noni no controle de Riphicephalus (Boophilus) microplus in vitro. PUBVET, v. 14, n. 9, pag 1-7, 2020. DOI:10.31533/pubvet.v14n9a658.1-7

COLVIN, A.F, et al. Prevalence of sheep lice and trends in control practices across Australia - Australian sheep parasite control surveys from 2003 to 2019. Vet Parasitol Reg Stud Reports, 2022. DOI: 10.1016/j.vprsr.2021.100662.

CRUZ, I. R. L. et al. Controle fitoterápico e fúngico de parasitoses na criação de ruminantes. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 05, pag. 15486–15506. 2023. DOI:10.34117/bjdv9n5-069.

DUARTE, V. M de S, et al. Avaliação da eficácia in vitro do amitraz, cipermetrina e ivermectina sobre Bovicola ovis (schrank, 1781), v. 22, n. 4, pag. 640-644, 2023. DOI: 10.5965/223811712242023640.

DUTRA, A. S de S. et al. uso de plantas medicinais como carrapaticidas na medicina veterinária tradicional campeira. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v.6, n. 1, pag. 1862–1878. DOI:10.36557/2674-8169.2024v6n1p1862-1878.

FRANÇA, A. K. L. et al. Ação inseticida in vitro do óleo essencial de Lippia gracilis Schauer sobre Damalinia Bovicola ovis (Schrank, 1781). Revista brasileira de Ciência Veterinaria, v. 28, n. 2, pag. 2-96, 2021. DOI: 10.4322/rbcv.2021.01.

GADELHA, S. M, et al. Safety and Efficacy of Pure and a Nanosuspension of D-limonene for Controlling Pigeon Lice. J Med Entomol, v. 60, n. 1, pag. 148-158, 2023. DOI: 10.1093/jme/tjac178.

GUIMARÃES, J. H, TUCCI, E. C e BATTESTI, D. M. B. Ectoparasitos de importância veterinária. São Paulo:Plêiade/FAPESP, 2001, 218p.

GUPTA, H, SINGH, P. P, & REDDY, S. G. E. Exploring the chemical profiling and insecticidal properties of essential oils from fresh and discarded lemon peels, Citrus limon, against pulse beetle. Biodeterioration & Biodegradation International, v. 196, pag. 105924, 2025. DOI: 10.1016/j.ibiod.2025.105924.

HEUKELBACH, J, in vitro. In vitro efficacy of over-the-counter botanical pediculicides against the head louse Pediculus humanus var capitis based on a stringent standard for mortality assessment. Med Vet Entomol, v. 22, n, 3, pag. 264-72, 2008. DOI: 10.1111/j.1365-2915.2008.00738.x.

MOHAMMED, K, et al. Avaliação de d-limoneno e ?-ocimeno como atrativos de Aphytis melinus (Hymenoptera: Aphelinidae), um parasitóide de Aonidiella aurantii (Hemiptera: Diaspididae) em Citrus spp. Insects, v. 11, n. 1, p. 44, 2020. DOI: 10.3390/insects11010044.

RETORE, M; CORREA, E. B. Principais Doenças Diagnosticadas nos Rebanhos Ovinos de Mato Grosso do Sul.1. ed. Mato Grosso do Sul, 2015.

ROLIM, C. M, et al. Eficácia in vitro do óleo essencial de corymbia citriodora hill e johnson (eucalyptus citriodora hook) sobre bovicola ovis (schrank, 1781). Arquivos de ciências veterinárias, v. 28, n. 3. DOI:10.5380/avs.

SHOWLER, A. T, HARLIEN, J. L, PEREZ de LÉON, A. A. Effects of Laboratory Grade Limonene and a Commercial Limonene-Based Insecticide on Haematobia irritans irritans (Muscidae: Diptera): Deterrence, Mortality, and Reproduction. J Med Entomol, v. 56, n. 4, pag. 1064-1070, 2019. DOI: 10.1093/jme/tjz020.

THEOCHARI, I, et al. Physicochemical Characteristics of Four Limonene-Based Nanoemulsions and Their Larvicidal Properties against Two Mosquito Species, Aedes albopictus and Culex pipiens molestus. Insects, v. 11, n. 11, 2020. DOI: 10.3390/insects11110740.

VISAKH, N. U. et al. Caracterização química, atividade inseticida e antioxidante de óleos essenciais de quatro resíduos de casca de frutas de Citrus spp. Biociência dos Alimentos, v, 50(B), pag. 102163.2022. DOI: 10.1016/j.fbio.2022.102163.

Published

2025-08-04

How to Cite

Silva, J. N. D., Paiva, R. R. L. T., Aguiar, A. A. R. M., Rolim, C. M. D. M., Batista, A. I. V., Pontes de Souza, M. H., … Pereira, J. S. (2025). In vitro study of the efficacy of Limonene against Bovicola ovis (Schrank, 1781). Archives of Veterinary Science, 30(3). https://doi.org/10.5380/avs.v30i3.98954